Nivel operante

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 3 de abril de 2012
INTRODUÇÃO

O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Onde há o Estimula e Resposta, a resposta gera uma consequência e estaconsequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outrosefeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.Onde nem sempre o que é punitivo para uma pessoa pode serpara outra.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que geram mais reforço em média tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ouseja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou;ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.
A análise do comportamento operante requer a compreensão de alguns conceitos. Os mais importantes aqui são comportamento, antecedente, resposta e conseqüência.
Comportamento:  é a relação entre estímulos e respostas. Usualmente se diz que um comportamento é algo que umapessoa faz, como chutar. Na verdade, quando nos referimos a um comportamento precisamos descrever o que a pessoa faz e alguma relação entre este fazer e o ambiente.
Antecedente: É alguma propriedade doambiente que sinaliza uma oportunidade para a resposta ser emitida.
Resposta: É o que uma pessoa faz, como olhar para a bola, mirar o gol, sentir a adrenalina, chutar, gritar, etc. Quando analisamosuma resposta, nem sempre é necessário descrever sua relação com os estímulos do ambiente. Nestes casos, o mais importante é verificar se a resposta foi ou não emitida.
Conseqüência: é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nivel Operante
  • nivel operante
  • nivel operante
  • Nivel operante
  • Nivel Operante
  • Nivel Operante
  • nivel operante
  • Nível Operante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!