Nivel motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Dentro de todas as organizações sempre vão existir pessoas motivadas e desmotivadas, diante deste fato, aplicar políticas de motivação nem sempre agradarão a todos, pois nem sempre os ideais de cada um vão de encontro aos ideais da empresa em que trabalham.
Pessoas motivadas trabalham mais e melhor, e quem lucra é a organização, diante deste fato descobrir o nívelde motivação de cada colaborador serviu para propor melhorias, a qual é o objetivo central deste trabalho de conclusão de curso.
No primeiro capítulo são abordados os conceitos de administração, para fundamentar a pesquisa, os conceitos são: administração geral, liderança, recursos humanos, motivação e desmotivação, remuneração estratégica, tipos de remuneração estratégica, benefícios paraos funcionários, plano de cargos e salários ou plano de carreira, envolvendo, portanto temas relacionados com a motivação dos colaboradores.
O segundo capítulo descreve o campo de estágio onde a pesquisa foi realizada, a Wipro BPO LTDA. O capítulo em questão engloba fatores como a caracterização da empresa, histórico, serviços e organograma, para que todos possam conhecer um pouco mais daempresa pesquisada.
O terceiro capítulo relata o desenvolvimento do estágio, planejamento do estágio, escolha do problema a ser abordado, objetivo geral e específico do trabalho, justificativa, metodologia utilizada e interpretação dos dados, onde estão contidos os gráficos e suas respectivas interpretações.
Por fim o quarto capítulo descreve o projeto de possíveis melhorias a partir deproblemas levantados pelos colaboradores da empresa pesquisada, através dos resultados apurados no questionário e conversas informais.














1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O capítulo abaixo descreve alguns conceitos de administração bem como sua origem, de forma clara destacando sua importância e onde ela está presente, anexando processos importantes para realizar a ciência daadministração.


1. 1 Administração geral


A Administração é uma ciência que está presente em vários setores: industriais, agroindustriais, comerciais, financeiros, de serviços, hospitalares, escolares, governamentais. O responsável por gerir tudo isso é conhecido como administrador, suas principais funções são: planejamento, organização, direção e controle. O administrador também é conhecido comolíder que exerce a liderança, abrangendo a motivação dos funcionários, direção das atividades dos outros, seleção do canal de comunicação mais eficaz e solução de conflitos entre os membros.
A administração começou a ser estudada de forma científica por acadêmicos em meados do século XIX, desde então grandes pensadores surgiram e esta ciência foi evoluindo. As organizações passaram então autilizar-se da administração como uma ferramenta para gerir, perceberam então que trazia ótimos resultados.
Muitos estudiosos passaram então a definir essa ciência, de forma que a mesma foi tomando grandes proporções e é primordial para as empresas.
Para Maximiano (2004, p. 34),


administração significa, em primeiro lugar, ação. A Administração é um processo dinâmicode tomar decisões e realizar ações, que compreende cinco processos interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle. Planejamento: o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro; Organização: é o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos; Liderança: é o processo de trabalhar com pessoas parapossibilitar a realização das metas; Execução: é o processo de realizar as atividades planejadas e por fim, Controle: procura assegurar a realização de objetivos.


A atitude de administrar indica a conquista de objetivos preestabelecidos por meio de uma ação planejada, envolvendo, portanto, cinco processos interligados que ajudam o administrador a traçar metas para a organização e fazer...
tracking img