Niveis de recompensa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção, v. 19, n. 2, maio/ago. 2009, p. 359-375

Formação de competências para o desenvolvimento de produtos em subsidiárias brasileiras de montadoras de veículos
marcos amatucci ESPM Roberto carlos Bernardes FEI e ESPM

Resumo O Desenvolvimento de Produtos (DP) em subsidiárias de multinacionais traz enormes ganhos para o país em termos do amadurecimento de fatores de produção avançados,aproveitamento e alavancagem de especialização de mão-de-obra, e inserção estratégica do país na divisão internacional do trabalho. Este trabalho analisa as condições de capacitação de subsidiárias de montadoras de veículos para o DP e apresenta um modelo explicativo do desenvolvimento desta capacitação. O estudo foi feito em duas montadoras que desenvolveram carros no Brasil, a GM e a VW, com autilização de Grounded Theory. O modelo mostra que a capacitação é resultado de uma combinação da estratégia da matriz com a estratégia da subsidiária, tendo em vista fatores ambientais globais, a saber: a necessidade de adaptação de modelos globais e a impossibilidade de fazê-lo centralizadamente; e fatores locais, a saber, fatores locais do ambiente brasileiro, aprendizado gradualista poradaptação e as ligações com fontes de competências. Implicações para a teoria e para a prática são indicadas. PalavRas-chave Indústria automobilística, desenvolvimento de produto, estratégia da subsidiária; formação de competências.

Building competencies for product development in Brazilian subsidiaries of the automotive industry
AbstrAct Product Development (PD) carried out in subsidiaries ofmultinational corporations (MNCs) located in countries with emerging economies provides advances in factors of production, creates high-quality jobs, increases specialisation of the workforce, and it is favourable to a strategic insertion of the host country in the international division of labour. This paper analyses the overall conditions of Product Development competence building at subsidiaries ofautomotive companies located in Brazil, and puts forward an explanatory model of this competence building process. The study was held at two Brazilian subsidiaries that had effectively developed new products – General Motors do Brasil and Volkswagen do Brasil – with the use of Grounded Theory. The model shows that competence building is caused by global factors such as the need for adapting globalmodels and the impossibility of performing this adaptation in a centralised way; and local factors such as local conditions of Brazilian business environment, gradual learning by adaptation and links to competence sources. Implications for theory and managerial practice are discussed. Key words Automotive industry, product development, strategy of the subsidiary, competence building.

359 Amatucci M.; Bernardes, R. C. Formação de competências para o desenvolvimento de produtos em subsidiárias brasileiras de montadoras de veículos. Produção, v. 19, n. 2, p. 359-375, 2009

1. IntRodução
Tem havido consenso na literatura especializada sobre o setor, sobretudo entre os profissionais que atuam diretamente na área, ao atribuírem às atividades de desenvolvimento de produtos (DP) papeldeterminante na competitividade do setor automotivo (CLARK; FUJIMOTO, 1991; WOMACK; JONES; ROOS, 1992; CLARK; WHEELWRIGHT, 1993; CUSUMANO; NOBEOKA, 1993; CHANARON, 1998). Além disso, a pressão competitiva tem forçado as montadoras de automóveis a ampliar o foco nas inovações, sobretudo em relação a segurança, qualidade, confiabilidade e estilo. Destaca-se, por exemplo, a expansão dos investimentos emcomponentes eletrônicos incorporado nos automóveis, e mecanismos para ampliar a economia de combustível, reduzir a emissão de poluentes e melhorar os sistemas de segurança.

E

mbora o conceito predominante na indústria automobilística hoje aponte para a consolidação de uma política de plataformas globais, há sempre a necessidade de que tais plataformas sejam adaptadas.

De fato,...
tracking img