Niveis de oferta de alimento vivo de pós-larva de tilápia do nilo (oreochromis niloticus), para alevinos de pacamâ (lophiosilurus alexandri) steindachner, 1876

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O pacamã (Lophiosilurus alexandri), espécie nativa e endêmica da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Sato et. al., 1987apud Pedreira, 2008); (Tenório, et. al., 1999); (Sato & Godinho, 1999 apud Pedreira, 2008), ameaçada de extinção (Lins, 1997), tem despertado crescente interesse em virtude de sua importância na pesca artesanal (Godinho et., al., 2003 apud Pedreira,2008) de seus promissores resultados na aquicultura, uma vez que responde positivamente ao manejo reprodutivo (Sato et. al., 2003), possibilitando resultados positivos em programa de repovoamento (Sato & Sampaio, 2005 apud Pedreira, 2008)
É um peixe sedentário (Godinho, 2007) que pertence a mesma ordem (Siluriformes) de espécies de peixes carnívoros nativos importantes, como o surubim(Pseudoplatistoma fasciatum) e do pintado (P. corruscans). Faz parte da família Pseudopimelodidae, uma família de bagres neotropicais de água doce, que ocorre apenas na América do Sul, a qual é reconhecidamente pouco estudada (Barros et. al., 2007).
Este trabalho se justifica pelo fato do pacamã (L. alexandri) ser um peixe carnívoro bastante apreciado pela população local em função do sabor da suacarne, estando entre as espécies regionais de alto valor comercial segundo (Lopes et. al., 1998), e nos últimos anos a sua presença nas feiras livres ter diminuído. De acordo com (Lins et. al., 1997 apud Pedreira, 2008) é uma espécie da bacia do São Francisco ameaçada de extinção no Estado de Minas Gerais.
Apresenta desova parcelada (Lopez e Sampaio, 2000), desovando naturalmente em ninhosconstruídos na areia do fundo dos tanques, tem cuidado parental e seus ovos e larvas são consideradas grandes (Sato et. al., 2003 apud Pedreira, 2008). Quando adulto seu peso vivo pode chegar a mais de 8 kg (Cardoso et. al., 1996). Muito pouco se encontra na literatura sobre o seu cultivo, porém vários autores afirmam ser uma espécie com potencial para a aquicultura (Barros et al., 2007; Godinho, 2007; Satoet. al., 2003; Cardoso et. al., 1996).
As fases de larvicultura e alevinagem de peixes são das mais importantes para o cultivo, sendo etapas responsáveis pela obtenção de animais de qualidade e em quantidade para as fases posteriores de criação (Hayashi et. al., 2002). De acordo com Lopes et. al. (1998) e Santos et al. (1999) o pacamã nas fases pós-larval e de alevinagem desenvolve-se bem quandoalimentados com o microcrustáceo branchoneta (Dendrocephalus brasiliensis).
Atualmente, a produção de alimento vivo é um dos entraves para o cultivo de peixes (Lopes et. al., 2007), em especial de carnívoros. A utilização de peixes forrageiros é uma estratégia que é utilizada para o cultivo de peixes carnívoros (Kubitza, 1995). De acordo com Lopez e Sampaio (2000), uma das variáveis maisimportantes para o cultivo é a disponibilidade de alimentos.
Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi o estudo do nível de oferta de pós-larvas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), como alimento vivo para alevinos de pacamã (Lophiosilurus alexandri) sobre os parâmetros de desempenho, consumo de alimento e carcaça.2 REVISÃO DE LITERATURA

Espécies, cujas larvas apresentam hábito alimentar carnívoro, necessita de cuidados especiais durante as primeiras fases de vida. Assim, a criação inicial é geralmente, realizada em sistema intensivo (Laboratório) e com total controle da qualidade da água e da alimentação.
No entanto, dificuldades sãoenfrentadas devido a falta de informação sobre as práticas de manejo a serem adotadas diariamente e a escassez de conhecimento com relação aos processos biológicos e fisiológicos durante a fase de larvicultura e alevinos. Tais problemas são relatados por vários autores (Basile- Martins, 1984; Castangnolli, 1992; Sipaúba-Tavares & Rocha, 1994 apud Luz, 2004) e torna essa fase, a mais...
tracking img