Niveis de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES
Língua Portuguesa para a Comunicação
Professora: Rosa Luciana Rodrigues
Acadêmicos: Arlisson Abreu
José Rodrigues
Keliane Tomé

NÍVEIS DELINGUAGEM

A língua é um código de que se serve o homem para elaborar mensagens, para se comunicar. A língua e os níveis de linguagem pertencem a todos os membros de uma comunidade e é uma entidade vivaem constante mutação.
De fato, quem determina as transformações lingüísticas e os níveis de linguagem é o conjunto de usuários, independentemente de quem sejam eles, estejam escrevendo ou falando, umavez que tanto a língua escrita quanto a oral apresentam variações condicionadas por diversos fatores: regionais, sociais, intelectuais etc.
A língua Portuguesa divide-se em cinco níveis delinguagem, que determinam a sua consistência, predominância regional, costume e tradição, sendo ela escrita e/ou falada.
1. A linguagem popular ou coloquial
É aquela usada espontânea e fluentemente pelopovo. Mostra-se quase sempre rebelde à norma gramatical e é carregada de vícios de linguagem (solecismo - erros de regência e concordância; barbarismo - erros de pronúncia, grafia e flexão; ambigüidade;cacofonia; pleonasmo), expressões vulgares, gírias e preferência pela coordenação, que ressalta o caráter oral e popular da língua.
A linguagem popular está presente nas mais diversas situações:conversas familiares ou entre amigos, anedotas, irradiação de esportes, programas de TV (sobretudo os de auditório), novelas, expressão dos estados emocionais etc.
2. A linguagem culta ou padrão
Éaquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências em que se apresenta com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pelaobediência às normas gramaticais. Mais comumente usada na linguagem escrita e literária, reflete prestígio social e cultural. É mais artificial, mais estável, menos sujeita a variações. Está presente nas...
tracking img