Niveis de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o controle de níveis de estoque. Portanto, hoje é de suma importância, visto que, afeta de maneira bem definida o resultado da empresa.
Os produtos que compõe o estoque são: matéria-prima, materiais auxiliares, materiais de manutenção, material de escritório, material em peças e produtos acabados. Deste modo, devemos estipular quais são os níveis para cada item que poderemos mantereconomicamente.
A função principal é maximizar o uso do recurso na área de logística da empresa e com grande efeito dentro dos estoques. Assim, manter níveis de estoques mínimos é de suma importância, pois estoque é dinheiro parado. Por outro lado, devemos manter um nível capaz de suprir a demanda interna, e garantir que o abastecimento dos fornecedores ou o próprio prazo de entrega não pare o processoprodutivo.
Outra função é garantir o abastecimento de materiais da empresa, neutralizando a demora da entrega de materiais; risco da dificuldade do fornecimento.
Também proporcionar através de economias em escalas compras de lotes econômicos; flexibilidade do processo produtivo; rapidez e eficiência em relação às necessidades.
Em resumo, seu objetivo não é deixar faltar material ao processo defabricação, evitando a alta imobilização de recursos financeiros.
O QUE É ESTOQUE
É todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo.
POLÍTICAS DE ESTOQUE
Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais. Cabe ao controle de estoque controlar a disponibilidade e as necessidades totais do processo produtivo envolvendo não só o almoxarifado dematérias primas e auxiliares como também os intermediários e os de produtos acabados.
Consideram-se alguns objetivos:
¨ Assegurar o suprimento adequado à produção;
¨ Identificar os itens obsoletos e elimina-los;
¨ Prevenir os danos, perdas;
¨ Manter as quantidades em relação às necessidades;
¨ Manter o custo em nível mais baixo possível;CUSTO DE ESTOQUE
Custo do Pedido
O custo está diretamente envolvido com base no volume das requisições que ocorrem no período.
Custo de Manutenção
Ads by Google
Sistema ERP Software de Gestão Empresarial. Mais Inteligência para Seu Negócio.
www.bohm.com.br
Caminhão Pipa 24h Água Piscina, Obra , Caixas, Etc 24 hs (11) 4398-6610
www.aguavivapotavel.com.br

Incorpora despesasde armazenamento, obter volumes, demasiado controle, enormes espaços físicos, sistemas de armazenamento e pessoal adequado, equipamento e sistemas de informações, impostos e seguros de incêndio e roubo de material estocado.
Custo da Falta de Estoque
Pode acarretar perda de clientes e denegrir a imagem da empresa perante o mercado.
tipos de estoque
Almoxarifado de matérias-primas;
Pormatéria prima entende-se em geral o material básico que irá receber um processo de transformação dentro da fábrica, para posteriormente entrar no estoque de acabados como produto final.
Almoxarifado de materiais auxiliares;
Compõe-se dos agregados que participam do processo de transformação da matéria prima dentro da fábrica, tais como: rebolos, lixas, bedames, óleos, ferramentas etc. É omaterial que ajuda e participa na execução e transformação do produto, porém não se agrega a ele, mas é imprescindível no processo de fabricação.
Almoxarifado de manutenção;
Esse estoque é onde estão as peças que servem de apoio à manutenção dos equipamentos e edifícios, tais como rolamentos, parafusos, peças, ferramentas etc. Normalmente, aqui estão também os materiais de escritório, usados naempresa (papel, caneta etc.).
Almoxarifado intermediário;
Compõem esses almoxarifados as peças que estão em processo de fabricação, ou em subconjuntos, que são armazenadas para compor o produto final. O volume desse estoque é normalmente resultante de planejamento do estoque de matéria prima e do planejamento da produção.
Almoxarifado de acabados.
Este é o estoque dos produtos prontos e...
tracking img