Niveis de aprendizagem de acorodo com Vigotski

514 palavras 3 páginas
Níveis de Desenvolvimento da Aprendizagem segundo Vigotski
De acordo com Vigostski a aprendizagem se faz pela passagem de dois níveis: Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial, existindo uma fase entre os dois, a Zona de Desenvolvimento Proximal. Para que haja uma compreensão melhor sobre os níveis se faz necessária a clareza de que, para esse pensador, o processo de aprendizagem acontece de acordo com as relações estabelecidas entre os indivíduos, com o suporte exterior de outras pessoas para que assim desperte os conceitos internos. Dessa forma a aprendizagem está totalmente relacionada aos estímulos que desencadeiam mecanismos biológicos, que assim concretizam a aprendizagem.
A zona de desenvolvimento real do indivíduo corresponde aos conhecimentos já adquiridos e que não necessitam de auxílio externo para que se concretize, podendo ser ilustrado pelo exemplo de uma criança em idade escolar que já saiba ler, que não necessite mais de auxílio nenhum para realizar essa atividade de maneira independente. Porém, para Vigotiski é equivocado considerar-se apenas o que a criança já aprendeu.
Também devemos considerar o que a criança pode aprender, sendo essa situação encaixada no nível de desenvolvimento potencial, o momento em que a criança só consegue realizar qualquer atividade com o auxílio externo, porém já desencadeou o processo de aprendizagem (sempre considerando a idade e suas capacidades cognitivas para a realização das atividades). Podemos continuar exemplificando seguindo a ideia citada anteriormente sobre a leitura: a criança consegue fazer a leitura, porém ainda necessita da ajuda do docente ou auxílio dos colegas para decodificar e realizar plenamente a atividade. Aqui se encaixaria também o momento de aprendizagem das operações matemáticas (primeiramente adição, depois subtração, mais se retomando o conceito de adição para entender a multiplicação e assim por diante), sempre tendo em vista o próximo conteúdo que a criança

Relacionados