niveis adequatos de força muscular

510 palavras 3 páginas
Níveis adequados de força muscular e flexibilidade são fundamentais para o bom funcionamento músculo-esquelético, contribuindo para a preservação de músculos e articulações saudáveis ao longo da vida(1). Por outro lado, tanto o declínio da força muscular quanto dos níveis de flexibilidade vai gradativamente dificultando a realização de diferentes tarefas cotidianas, levando, muitas vezes, à perda precoce da autonomia(2,3).
Nesse sentido, dentre os diferentes tipos de exercícios físicos, a prática regular sistematizada de exercícios com pesos vem sendo encorajada por algumas das maiores organizações internacionais envolvidas com estudos sobre a saúde populacional(2-5).
Esse fato é plenamente justificável com base nas inúmeras informações positivas relacionadas a esse tipo de exercício físico que vêm sendo disponibilizadas pela literatura ao longo dos últimos anos, tais como: redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares e ao diabetes mellitus não-insulino-dependente; prevenção à osteoporose; redução ou manutenção da massa corporal; melhoria da estabilidade dinâmica e preservação da capacidade funcional(6). Desse modo, tem crescido acentuadamente o número de praticantes de programas de exercícios com pesos entre jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos e com diferentes níveis de aptidão física.

Nesse sentido, as hipóteses se apóiam em estudos envolvendo a análise do efeito agudo do TP sobre a flexibilidade ou, ainda, em estudos transversais, nos quais existe uma tentativa de extrapolação das informações encontradas em um determinado momento, sobretudo em atletas com grande experiência em TP, sem, contudo, um acompanhamento mais detalhado de outras variáveis supostamente envolvidas no processo.
Embora alguns desses estudos apontem para uma redução dos níveis de flexibilidade imediatamente após a prática de exercícios com pesos(7,8), algumas limitações metodológicas relevantes, tais como a falta de padronização

Relacionados