Nitrogenados, protozoarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios 1- Explique as adaptações que levaram um composto nitrogenado a predominar sobre outros na urina de cada grupo de vertebrados .
os compostos nitrogenados :ácido úrico: que precisa demenos água para ser diluído, pois eh menos tóxico. Ele é excretado por répteis e aves... É predominante nos répteis pois eles são os seres que conquistaram a "independência" dos recursos hídricos, nãoprecisando estar sempre mergulhados nos mesmos como os anfíbios, por conta disso o utilizam. Já as aves excretam ácido úrico pois assim podem armazenar menos água e economizar peso, o q ajuda novoo...Amônia: é o mais tóxico de todos e precisa estar diluído em grandes quantidades de água, é expelido pelos peixes que não tem problemas com a quantidade de água em seu meio ambiente....Ureia: Eh omeio termo, precisa ser diluída em água, mas não tanto quanto a amônia, porem mais q o ácido úrico, é expelido pelos mamíferos, não voam então podem armazenar água, e pelos anfíbios que embora não fiquemmergulhado 100% do tempo como os peixes ficam em contado direto com a mesma!!!

2- Quais os sistemas excretores dos protozoários, dos platelmintos, dos anelídeos e dos insetos?PROTOZOARIOS - Pode ser feita por meio de dois mecanismos: difusão dos metabólitos através da membrana; expulsão dos metabólitos através de vacúolos contráteis.

PLATELMINTOS - A excreção é feita porcélulas-flama (ou solenócitos, ou protonefrídios). Estruturas típicas dos platelmintos, as células-flama eliminam os excretas para a superfície corpórea. São amoniotélicos, isto é, secretam amônia e não uréiacomo nós seres humanos.ANELIDEOS - Como existe um sistema circulatório fechado, há uma associação íntima entre este sistema e o excretor, neste caso formado por metanefrídeos. As excreções,principalmente amônia, são armazenadas temporariamente numa zona do tubo designada bexiga, que é esvaziada regularmente. A urina é diluída, compensando a entrada de água por osmose pela pele fina (no caso...
tracking img