Nitretação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nitretação

Nitretação Neste método, nitrogênio é difundido na camada superficial em temperaturas abaixo da formação da austenita, em geral na faixa de 495 a 575ºC. O resultado é a formação denitretos complexos de alta dureza pela combinação do nitrogênio com elementos de liga do aço. A nitretação gasosa é a forma mais comum do processo.

Na temperatura do processo, a amônia é dissociadaconforme reação
2NH3 → 2N + 3H2. O nitrogênio se difunde na superfície das peças e o hidrogênio é exaurido pela saída de gás.

A camada de nitretos apresenta dureza maior que a dos aços paraferramentas e aços cementados. Os mais usados para nitretação são aços-liga contendo alumínio, cromo, molibdênio e vanádio, porque tais elementos formam nitretos. Além do aumento da dureza e, porconsequência, da resistência ao desgaste, as peças submetidas à nitretação apresentam melhoras das resistências à corrosão e à fadiga. Esta última ocorre em razão das tensões residuais de compressão da camadanitretada.

Devido à menor temperatura, as peças têm menos deformação que as cementadas. Não há necessidade de tratamento térmico posterior. Há formação de uma fina camada branca na superfície, quedeve ser removida em aplicações críticas. A nitretação em dois estágios pode impedir a formação dessa camada. A nitretação a gás é, entretanto, um processo lento. O gráfico da um exemplo típico deprofundidade da camada versus tempo. Tempos usuais na prática variam de 48 a 72 h.

A nitretação líquida usa sal fundido de forma similar à cementação líquida. Devido à menor temperatura, a difusão donitrogênio é predominante. Uma mistura típica de sais para essa finalidade é cianeto de sódio com pequenas proporções de carbonato de sódio e cianato de sódio. O cianato é o principal responsável pelaação de nitretação, decompondo-se liberando carbono e nitrogênio, difundindo-se no ferro. Ao contrário da nitretação gasosa, que exige aços especiais, a nitretação líquida pode ser realizada em...
tracking img