Ninho cheio: a permanência do adulto jovem em sua família de origem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS

CURSO DE PSICOLOGIA

Luís Roberto Nogueira



RESUMO DO TEXTO:NINHO CHEIO: A PERMANÊNCIA DO ADULTO JOVEM EM SUA FAMÍLIA DE ORIGEM

Maceió
2011
Luís Roberto Nogueira

RESUMO DO TEXTO:
NINHO CHEIO: A PERMANÊNCIA DO ADULTO JOVEM EM SUA FAMÍLIA DE ORIGEMTrabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II, como produção acadêmica, do curso dePsicologia da Fits – Faculdade Integrada Tiradentes, sob a orientação da Professora Silvia Teixeira.

Maceió2011
O texto “Ninho cheio: a permanência do adulto jovem em sua família de origem” apresenta a questão do retardo da saída dos jovens do ambiente familiar, apresentando umclaro exemplo de mudança social de algumas sociedades, principalmente no Brasil. De acordo com o texto, aspectos relacionados a realidade social, política e econômica tem levado a saída dos filhos da casapaterna cada vez mais difícil. Segundo alguns dados 81% das famílias paulistanas ainda possuem pelo menos um filho adulto jovem em casa.

Segundo alguns teóricos apresentados pelo texto, oprocesso de maturidade do jovem adulto tem como fator essencial sua separação dos pais, marcada principalmente pela saída de casa. Esse fator torna-se crucial para o jovem que nesse momento experimenta umatransição entre a dependência e independência dos pais, sendo a emancipação gradual a situação ideal a ser alcançada pela família.

Nesse contexto os pais têm papel fundamental no processo deindependência do jovem adulto, podendo facilitar ou não os estágios de maturidade dos filhos. O que se pode perceber através do texto, é que na realidade brasileira muitos pais tem dificultado esse...
tracking img