Nilton Lins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto















TESTE DE INGRESSO
FORMAÇÃO GERAL










ORIENTAÇÕES
PASSOS PARA REALIZAR O TESTE
1 Faça sua prova sem qualquer ajuda e/ou orientação, nem mesmo buscando outras fontes. Use o tempo máximo proposto de três horas. Você é o primeiro interessado em ter um resultado que reflita sua realidade. Receberá o resultado individualmente e poderá compará-lo comsua turma e seu curso. O teste proposto para este início de semestre avaliará a FORMAÇÃO GERAL exigida aos alunos de graduação no Brasil. A Formação específica será avaliada em outros momentos.

2 Faça o download da prova, em nosso site www.niltonlins.br. Imprima ou salve o arquivo em seu computador para poder ler e responder as questões.

3 Faça o download da folha resposta e imprima-o parapoder marcar as respostas.

4 Realize a prova em sua residência ou em outro local escolhido por você. Não há necessidade de realizar a prova nas instalações da Universidade.

5 Devolva a folha resposta, devidamente respondida. Os resultados individuais serão entregues aos alunos pelas coordenações. O gabarito será disponibilizado na primeira semana de aula.

6 Lembre: Faça com tranquilidadee honestidade o teste e terá um resultado fiel que ajudará a ter maior êxito em seus estudos.

QUESTÃO 1

Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com umatão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destinoANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
No poema, a autora sugere que

(A) os príncipes e as princesas são naturalmente belos.
(B) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
(C) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
(D) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
(E) o exílio e a solidão são osresponsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.


QUESTÃO 2

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variadosaspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica otermo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusãodigital.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV....
tracking img