Niklas luhmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Niklas Luhmann
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Niklas Luhmann (Lüneburg, 8 de dezembro de 1927 — Oerlinghausen, 6 de novembro de 1998) foi um sociólogo alemão, sendo hoje considerado, juntamente com Jürgen Habermas, um dos mais importantes representantes da Sociologia alemã atual.
Adepto de uma teoria particularmente própria do pensamento sistémico, Luhmann teorizou a sociedade comoum sistema autopoiético.
Ao aplicar o conceito dos sistemas autopoiéticos ao direito, Luhmann consegue reduzir a complexidade social. De tal modo, os estudos de Luhmann apregoam que o direito, em seu viés autopoiético, se (re)cria com base nos seus próprios elementos. Sua autorreferência permite que o direito mude a sociedade e se altere ao mesmo tempo movendo-se com base em seu código binário(direito/não-direito). Tal característica permite a construção de um sistema jurídico dinâmico mais adequado à hipercomplexidade da sociedade atual. [1]
Índice [esconder]
1 Biografia
2 Teoria
3 Conceitos Fundamentais
4 Comunicação
5 Trabalhos principais
6 Ligações externas
7 Referências
8 Trabalhos sobre Luhmann
[editar]Biografia

Luhmann nasceu no distrito de Lüneburg, na Alemanha.Estudou direito na Universidade de Freiburg entre 1946 e 1949, quando obteve seu doutorado e começou sua carreira na administração pública. Durante um descanso em 1961, foi para Harvard para estudar a sociologia de Talcott Parsons, o teórico mais famoso do mundo à época. Nos últimos anos, Luhmann abandonou o sistema teórico de Parsons, desenvolvendo um rival aproximado próprio. Ao deixar oserviço público em 1962, estudou na renomada Hochschule für Verwaltungswissenschaften (Universidade para Ciências Administrativas) em Speyer, na Renânia-Palatinado, até 1965, quando lhe foi oferecido um posto no departamento de pesquisa social da Universidade de Münster, liderado por Helmut Schelsky. Entre 1965 e 1966 ele estudou um semestre de sociologia em Münster. Dois livros anteriores foramretroativamente aceitos como tese de Pós-Doutorado e a ele foi conferido o título de Professor. Em 1968/1969, ele ocupou o posto de palestrante na cadeira originalmente de Theodor Adorno na Universidade de Frankfurt, sendo indicado como professor de sociologia na recém-fundada Universidade de Bielefeld, até a aposentadoria, em 1993. Continuou seu trabalho até finalmente completar sua grande obra, DieGesellschaft der Gesellschaft ("A Sociedade da Sociedade"), publicado em 1997.
[editar]Teoria

O elemento central da teoria de Luhmann é a comunicação. Sistemas sociais são sistemas de comunicação e a sociedade é o sistema social mais abrangente. Um sistema é definido pela fronteira entre ele mesmo e o ambiente, separando-o de um exterior infinitamente complexo. O interior do sistema é uma zonade redução de complexidade: a comunicação no interior do sistema opera selecionando apenas uma quantidade limitada de informação disponível no exterior. O critério pelo qual a informação é selecionada e processada é o sentido (em alemão Sinn).
[editar]Conceitos Fundamentais

Partindo da proposta de Claudio Baraldi e Elena Esposito, sugere-se, a seqüência abaixo como percurso para melhorcompreensão da leitura sociológica da sociedade por Niklas Luhmann:
comunicação/unidade social, Senso/sentido, semântica social, generalização simbólica
paradoxo da diferenciação, assimetria/identidade, re-entry
interação, expectativa normativa, expectativa cognitiva, sociedade
ciência/observação de segunda ordem,sociedade complexa, seletividade, Teoria da evolução/construtivismo
sistema/ambiente,estrutura/função, acoplamento estrutural, código binário de referência, autopoiese, autorreferência
mudança/aprendizagem/consenso
O Direito da Sociedade.
[editar]Comunicação

O termo comunicação na teoría do sistema vai muito além do idioma e da escrita.
Meios de Difusão (por exemplo livros, televisão, rádio, web) se desenvolveram e evoluiram com base no idioma falado. Eles aumentam a...
tracking img