nijbn

1337 palavras 6 páginas
UNINASSAU
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Disciplina: Redação Publicitária I
Prof.: Me. Manoel Pedro

Apostila 1 – Tramas da Linguagem Publicitária

O Esquema Aristotélico – Parte 1

Após o processo de construção e assimilação acerca da associação de imagens, palavras e ideias na publicidade, chegou a hora de conversar sobre as técnicas necessárias à boa produção de um texto publicitário. Sabemos que a argumentação compõe o principal fator associativo nessa articulação textual, imagética e simbólica.
Segundo Carrascoza (1999), é sabido que todo discurso procede de alguém, dirige-se para alguém e procura convencer em maior ou menor grau. No que se refere ao texto publicitário, sua tarefa enquanto redator consiste em estabelecer o maior grau possível de aproximação com o público e veiculação da mensagem da forma mais adequada possível. Isto é, um texto bem articulado e com uma argumentação consistente. Dessa forma, surgem termos como convencer e persuadir, e pode-se acrescentar, o que exige compreensão acerca da diferenciação de um termo do outro.
Sendo assim, um discurso que deseja convencer: É DIRIGIDO à razão por meio de raciocínio lógico e provas objetivas, podendo atingir um “auditório universal”. E por conseguinte, o discurso que deseja persuadir apresenta um caráter mais ideológico, subjetivo e intemporal: busca atingir a vontade e o sentimento do interlocutor por meio de argumentos plausíveis ou verossímeis, visando obter a sua adesão, dirigindo-se assim mais para um “auditório” particular1.
Sendo assim, é preciso compreender:




1

Convencer: esforço direcionado à mente, à Pisque;
Persuadir: É o domínio do emotivo, próprio de Vênus, deusa do amor, daí a sua proximidade com a arte da sedução.

Ver mais em CARRASCOZA, João. A Evolução do Texto Publicitário.

A publicidade apresenta em geral, um discurso persuasivo, com a finalidade de chamar a atenção do público para as qualidades deste ou daquele

Relacionados