Nietzschie E A Teoria Da Historia

1544 palavras 7 páginas
NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO

Dagmar Manieri
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professor Adjunto de História (Teoria da História) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
E-mail: dagmarmanieri@bol.com.br

Resenha da obra: VATTIMO, Gianni. Diálogo com Nietzsche: Ensaios 1961-2000. Trad. Silvana C. Leite. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Depois de seus lançamentos em 2000 (Milão:Garzanti), 2002 (Barcelona:Paidós) e 2006 (Columbia Univerty Press), os leitores brasileiros do filósofo italiano Gianni Vattimo já podem encontrar mais uma de suas obras. Diálogo com Nietzsche surpreende, logo na apresentação, com a afirmação de que “um trabalho de organização “definitiva” de seu pensamento – a de Nietzsche – não é possível e não o será ainda por um tempo” (VATTIMO, 2010, p. 2). É que em torno de Nietzsche, assim pensa Vattimo, ainda existe toda uma “mitologia nietzschiana”. Eis o motivo da obra, a razão do interesse que o filósofo alemão desperta em pensadores da condição pós-moderna como Vattimo.
Acima de tudo o que mais preocupa Vattimo ao rever o pensamento de

Nietzsche é a problemática da história. Por isso seu destaque especial em relação ao historicismo e à idéia de eterno retorno. A apreensão de Vattimo é clara e bem explicativa. Mas há um ponto (e que podemos dizer, meio “obscuro”) onde ele parece adaptar o pensamento de Nietzsche às suas preocupações. Isto ocorre particularmente com relação à instância do agir. Encontramos passagens inquietantes no segundo ensaio
– A visão de mundo de Nietzsche – que nos faz pensar nas seguintes questões: quando o historicismo já não existe e em seu lugar aparece o eterno retorno, o que dá significado à minha ação? O que me motiva a viver neste mundo(de repetição) nietzschiano? Vattimo explica que em Nietzsche o “poder de decidir” nos chega através de uma espécie de “raiz remota”. Daí para diante,

Relacionados