Nietzscher sobre Tales

451 palavras 2 páginas
Friedrich Nietzscher sobre Tales de Mileto
Friedrich Nietzscher foi um dos mais importantes filósofos alemãs do século XIX. Nascido em Röcken, no dia 15 de outubro de 1844, escreveu diversos trabalhos, dentre eles, uma passagem sobre Tales de Mileto a qual a análise se apresenta a seguir.
Nietzsche discorre sobre a ideia de Tales de que a água é a origem e matriz de todas as coisas do universo. A respeito disso, defende que devemos levar a sério essa hipótese, fundamentado em três motivos: por ser esta uma explicação para origem das coisas, por não a fazer com fabulação e porque esta ideia traz o princípio de que “Tudo é um”. Por tudo ser um, ou seja, possuir provavelmente uma mesma origem, esta pode ser atribuída a água, pois de tudo que se conhece, grande parte depende ou faz uso da mesma.
Segundo Nietzsche, Tales foi além do científico por expor a ideia de unidade das coisas pela representação da água. No entanto, não chegou a esta conclusão, apenas, por suas observações, pela semelhança de unidade no todo, e sim pelo postulado metafísico e crença que existe desde a antiguidade e que encontramos em todos os filósofos: de que “Tudo é um”.
Mais adiante, Friedrich defende que a Filosofia e Ciência possuem sua igualdade pela relação que apresentam. Pois, para que se reflita sobre algo, sobre o “ser”, é necessário que se tenha o conhecimento, a ciência, para que juntas - ciência e filosofia - cheguem à verdade. Em contrapartida, também defende que cada uma possui sua particularidade, pois a ciência dedica-se a tudo que é possível saber, ao conhecimento a qualquer preço, enquanto que a filosofia permanece no rastro dos conhecimentos de maior importância, das coisas “dignas de serem sabidas”.
Nietzsche prossegue exaltando a Filosofia, enaltecendo sua grandeza. Afirma que a filosofia proporciona ao homem ir além do conhecimento, e pela sua grandeza, liberta o ser humano do “conhecimento limitado”, permitindo a reflexão e o “ir além”. Além disso, faz uma relação

Relacionados