Nietzsche

Páginas: 8 (1831 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR
INTITUTO CAMILLO FILHO
CURSO DE DIREITO

CAROLYNE MOTA
MARCOS FELIPE
PATRICIA BARROS
RAFAEL MARINHO
SAMANTHA EMANUELLA
YAN SAD

NIETZSCHE: NIILISMO E GENEALOGIA DA MORAL

TERESINA
2013

CAROLYNE MOTA
MARCOS FELIPE
PATRICIA BARROS
RAFAEL MARINHO
SAMANTHA EMANUELLA
YAN SAD

NIETZSCHE: NIILISMO E GENEALOGIA DA MORALTrabalho acadêmico apresentado a disciplina de Ética Geral do curso de direito do Instituto
de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho para obtenção da nota parcial.

TERESINA
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 NIILISMO E VOLUNTARISMO...................................................................4

3 A FILOSOFIA MORAL NIETZSCHIANA....................................................5

4 MORAL DOS SENHORES E MORAL DOS ESCRAVOS ..........................6

5 A TRANSVALORAÇÃO: SUPERAÇÃO DA MORAL TRADICIONAL...7

6 JUSTIÇA SOCIEDADE E DIREITO...............................................................8

7CONCLUSÕES...................................................................................................9

REFERÊNCIAS.................................................................................................10


1) INTRODUÇÃO

Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo de origem alemã é identificado como teórico do voluntarismo e do niilismo filosóficos. Seus pensamentos se destacam sobre a religião e a moral comopontos-chaves de seus textos.
Ao deitar-se sobre os valores e ao discutir sobre crenças é que causa profundos abalos na consciência coletiva ocidental, com as propostas que caracterizam sua filosofia niilista. Antes de se tornar autor de reconhecida nomeada em sua época, chegou a se destacar e filologia, tornando-se professor dessa ciência na Universidade de Basileia.
Rompe relações com RichardWagner com a publicação de Humano, demasiadamente humano. A partir de então, não somente sua filosofia passa a ganhar maior alento, inclusive em número de obras, coo seu degringolar vai paulatinamente se desencadeando, até a veemente loucura sob a vigília da irmã, e morte em 1900.

2) NIILISMO E VOLUNTARISMO
Como os dois pontos de maior destaque na filosofia de Nietzsche estão o voluntarismoe o niilismo. Nietzsche emprega o termo niilismo para qualificar sua oposição radical aos valores morais tradicionais e às tradicionais crenças metafisicas. O niilismo não é somente um conjunto de considerações sobre o tema “tudo é em vão”, não é somente a crença de que tudo merece morrer, mas consiste em colocar a mão na massa em destruir.
Nietzsche desenvolve sua filosofia como um profundo,trabalho de escavação dos valores no sentido de superá-los como negação da vida. O empenho de Nietzsche seria o de superar o modus com o qual se constituíram os valores no ocidente, bem como o de embrenhar-se na tarefa de destruição dos arquétipos que a eles deram origens. A superação disso daria vazão à possibilidade de inserção de novos valores, valores voltados para satisfação do homem aocontrario dos valores que exaltam a espiritualidade em detrimento da materialidade. O niilismo pode ser dividido em tendências, em graus e diferenças de sentido:
1 – o niilismo incompleto – onde a morte do Deus cristão, causa um vazio que o homem tenta preencher com outros ideais (progresso, ciência).
2 – niilismo completo – onde na morte do Deus cristão, não se tenta trazer nada para substituir essaausência.
2 – niilismo completo ativo e do êxtase – onde não basta contemplar a morte do Deus cristão é necessário a superação dessa ausência pela vivencia de novos valores.
E é isso que abre campo para que se expliquem melhor as ideias de voluntarismo e vontade de poder de pensamento, e que as coisas não possuem sentido por si mesmas, pois é a vontade que lhes determina o sentido. É essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!