Nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
101 anos de Noel



O poeta de Vila Isabel



Nesse inicio de dezembro, seria o aniversario de 101 anos de Noel de Medeiros Rosa.
Noel foi um renomado compositor,letrista e cantor ,carioca.Nascido no modesto chalé da rua Teodoro da Silva,em Vila Isabel,bairro que deve muito de sua fama musical ao talento desse compositor para compor seus sambas. Claro que na época de seu apse,um poucoantes da Segunda Guerra Mundial,o bairro ocupava um espaço social importante na cidade,pois foi o ano da difusão da musica brasileira em geral,e Vila Isabel estava exatamente entre os subúrbios do samba,sem falar os morros onde personagens também marcantes da cultura musical e social,como Cartola e Antenor de Gargalhada costumavam estar.Na ‘’Época de Ouro’’(como os próprios historiadoreschamaram),que era 1930,a Vila era nada mais,nada menos,ocupada pelos jovens que seriam os futuros orgulhos da nossa nação,com o objetivo principal de expor seus talentos,e deixar a imaginação solta em seu samba.

Esses jovens,tinham o sentimento que foi crucial para a composição de musicas como ‘’Eu vou pra Vila’’,”Bom elemento’’,’’Feitiço da Vila’’ e ‘’Palpite infeliz’’,todas de Noel Rosa,todas cultivandoo orgulho que ele tinha de seu bairro,o chamado ‘’bairrismo’’.Com o crescimento da cidade,esse sentimento logo desapareceria, dando lugar ao orgulho de sua cidade.Mas em todo caso,essas musicas deixaram marcadas um amor dos poetas pelo lugar onde todos se encontravam para fazer o que amavam,serem boêmios e músicos.

Indo ate Vila Isabel, fui à procura de algum tipo de vestígio que isso pudesseter deixado na população, claro que os mais jovens, não se lembrariam de suas musicas, porém muitos já ouviram interpretados por outros artistas como a musica ‘Conversa de Botequim’, que foi gravada por Chico Buarque. Os mais velhos, porém, pareciam ate mesmo se emocionar.

- ‘’Quem nasce La na Vila, nem sequer vacila ao abraçar o samba que faz dançar os galhos do arvoredo e faz a lua nascermais cedo’’ essa musica foi parte da minha infância parte de um mundo que hoje em dia parece ser descrito como preto e branco e sem som, mas o som que ele produzia encantava e deixava a vida um pouco mais fácil. Disse o morador de Vila Isabel, João Cardoso de 70 anos.

Bem cedo,Noel aprendeu a tocar violão e começou a participar de serenatas pela Zona Norte do Rio de Janeiro.Sua infância teve umagrande importância para o resto de sua carreira,ate mesmo seu queixo defeituoso atribuído a um problema durante seu parto,o que é mencionado em alguns trechos de suas musicas.

‘’Eu nascendo pobre e feio, ia ser triste meu fim,mas crescendo a bossa veio,Deus teve pena de mim’’.

Mas as companhias e o pensamento inconformado,talvez ate meio revoltoso para com o ginásio de São Bento,o fez ser oque ele é.O preconceito,o moralismo,a noção de pecado e tudo que era pregado,não o agradava.Noel adorava dividir mesa de bares com negros dos morros,os malandros(que se hoje já não são vistos com bons olhos,antigamente era um preconceito bem maior),ele sempre andou pela contramão.


Noel na escola,não sofria com o fato de seu queixo ter sofrido durante seu parto,deixando seu rosto deformado.Defato ,ele que apelidava o resto de seus amigos,sendo algum tipo de ‘líder’ entre os alunos,alternando seu jeito descontraído,moleque ,e longos silêncios que se entregava em sua casa.
Nos tempos de escola, Noel não tem nenhuma musica conhecida, tirando as parodias que fazia para divertir os amigos.

Em 1929,foi fundado o Bando de tangarás,com a origem vinda de um grupo mais numeroso,chamado oFlor do Tempo,que tocava e cantava musica nordestina.E com o objetivo de atender o convite para gravar discos no Parlophon ,subsidiaria da Odeon(ambas da Casa Edison do Rio de Janeiro).Esse grupo numeroso foi reduzido a um quinteto,que a partir daí cantaria musica sertaneja de forma carioca,por assim dizer,colocando o sotaque e o jeito próprio do Rio de Janeiro.

Foram então para o estúdio, o...
tracking img