Nietzsche e a linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nietzsche e a linguagem
Para tentar conceituar a linguagem, Nietzsche primeiro tenta explicar a verdade. Conceitua esta como ilusões cuja origem está esquecida, e que nasce do desejo humano deencontrar uma relação adequada entre as palavras e o objeto.
Dentro de uma realidade onde só existe transformação e mudança, a linguagem não é uma ferramenta capaz de expressar a verdade, sendo estauma ilusão que gerou outra ilusão, ou seja, a metafísica. É por conta desta ilusão que o homem vive aprisionado pelo “encanto da gramática”, tentando encontrar uma similitude entre a palavra e opensamento, tentativa esta impossível.
Nietzsche afirma que a linguagem surgiu a partir da necessidade de conservação da existência humana, se desenvolvendo com o intuito de estabelecer a associaçãoentre os da mesma espécie. Já que não podemos saber exatamente a essência dos objetos e não temos acesso à verdade, então não podemos saber o que realmente é a linguagem.
O homem utiliza o podercriador da linguagem por meio da metáfora para nomear os objetos e criar uma ilusão de estabilidade existencial e social que ganhou mais força com o advento da verdade produzida pela metafísica, ouseja, ilusória. Mas o homem precisa desta ilusão para poder experimentar a vida social, porém é preciso transformá-la e modificá-la constantemente.
O filósofo vê a linguagem como um elementoessencial para a manutenção da vida humana, esta, sendo e estando além de toda estabilidade e verdade. A linguagem é a criação e novidade, e jamais se poderá construir um conhecimento filosóficoapropriado para a mesma.
O autor do artigo tenta passar a ideia de Nietzsche repassando várias vezes as mesmas questões e teorias, tornando o texto cansativo e repetitivo. Mesmo assim consegue nos fazercompreender a ideia de linguagem e sua reação com a verdade e a desta com a ilusão, porém, toda essa teoria só serve para nos fazer chegar à conclusão de que a linguagem é impossível de ser...
tracking img