Nicolau ii - bibliografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova

[pic]

[pic]

Trabalho Realizado por:
Ana Lúcia de Assunção Neves

Biografia

Czar Nicolau II foi o último Imperador da Rússia, rei da Polónia e grão-duque da Finlândia. Nasceu no Palácio de Catarina, em Tsarskoye Selo, próximo de São Petersburgo, a 18 de Maio de 1868. É também conhecido como São Nicolau o Portador da Paz pela Igreja OrtodoxaRussa.
Quanto ao seu título oficial, era chamado Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Rússias.
Filho do czar Alexandre III, governou desde a morte do pai, 1 de Novembro de 1894, até à sua abdicação a 15 de Março de 1917, quando renunciou em seu nome e no nome do seu herdeiro, passando o trono para o seu irmão, o grão-duque Miguel Alexandrovich Romanov.
Durante o seu reinado viu aRússia Imperial passar de um dos maiores países do mundo para um desastre económico e militar. Nicolau II foi apelidado pelos críticos de Nicolau, o Sanguinário por causa da Tragédia de Khodynka, pelo domingo sangrento e pelos fatais pogroms anti-semitas que aconteceram na época do seu reinado. Como Chefe de Estado, aprovou a mobilização de Agosto de 1914 que marcou o primeiro passo fatal em direcção àPrimeira Guerra Mundial, á revolução e consequentemente á queda da Dinastia Romanov.
O seu reinado terminou com a Revolução Russa de 1917, quando, ao tentar retornar do quartel-general para a capital, o seu comboio foi detido em Pskov e ele foi obrigado a abdicar. A partir daí, o czar e a sua família foram aprisionados, primeiro no Palácio de Alexandre em Tsarskoye Selo, depois na Casa doGovernador em Tobolsk e finalmente na Casa Ipatiev em Ekaterimburgo.
Nicolau II, a sua mulher, o seu filho, as suas quatro filhas, o médico da família Imperial, um servo pessoal, a camareira da Imperatriz e o cozinheiro da família foram assassinados no porão da casa pelos bolcheviques (integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin) na madrugada de 16 para17 de Julho de 1918. É conhecido que esse evento foi ordenado de Moscou por Lenine e pelo também líder bolchevique Yakov Sverdlov. Mais tarde Nicolau II, a sua mulher, a Imperatriz, e os seus filhos foram canonizados como mártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa no exílio.
Família
Nicolau era filho do Imperador (czar) Alexandre III e da Imperatriz Maria Feodorovna, "Princesa Dagmar daDinamarca". Os seus avós paternos eram o Imperador Alexandre II e a Imperatriz Maria Alexandrovna, "princesa Maria de Hesse". Os seus avós maternos eram o rei Cristiano IX da Dinamarca e a princesa Luísa de Hesse-Kassel. Nicolau tinha três irmãos mais novos: Alexandre (1869-1870), Jorge (1871-1899) e Miguel (1878-1918) e duas irmãs mais novas: Xenia (1875-1960) e Olga (1882-1960).
Maternalmente,Nicolau era sobrinho de vários monarcas, incluindo o rei Jorge I da Grécia, rei Frederico VIII da Dinamarca, Alexandra, rainha consorte do Reino Unido e da princesa de Hanover.

Czarevich

Nicolau tornou-se Czarevich após o assassinato do seu avô, Alexandre II a 13 de Março de 1881 e à subsequente ascensão ao trono do seu pai, Alexandre III. Por razões de segurança, o novo czar e a sua famíliamudaram-se do Palácio de Inverno, em São Petersburgo para a sua residência no Palácio de Gatchina fora da cidade.
Nicolau e os irmãos foram rigidamente educados, dormiam em duras camas de arame e os seus quartos eram pobremente mobilados, excepto por um ícone religioso da Virgem e do Filho rodeado por pérolas e outras jóias. A sua avó Maria Alexandrovna introduziu costumes ingleses dentro dafamília Romanov: mingau no café-da-manhã, banhos frios e abundante ar fresco.
O Czarevich aprendeu com tutores várias línguas (francês, alemão e inglês), geografia, dança e outras matérias. O conselheiro do seu pai e o seu antigo tutor Konstantin Pobedonostsev, enfatizavam fortemente a absoluta autocracia do czar.
Como muitas pessoas da sua época, ele mantinha um detalhado diário, onde tomava...
tracking img