Nichos turisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NICHOS TURÍSTICOS

O turismo é uma das atividades que mais cresce no mundo atualmente. Existem vários tipos de turismo, cada qual com sua característica.
O Turismo de nicho trata-se se um de turismo segmentado, e muitos enxergam como uma oportunidade tanto na teoria quanto na prática.
Os tipos de nichos turísticos são:
· Turismo para Terceira Idade: pode-se conceituar o comoum tipo de turismo planejado para as necessidades e possibilidades de pessoas com mais de 60 anos, que dispõem de tempo livre e condições financeiras favoráveis para aproveitar o turismo. O aumento da população idosa, fora do processo produtivo, vivendo de aposentadoria, pode ser um filão para a atividade turística, pois já estão com a vida financeira estável, isto é, já criaram os filhos, já seaposentaram, adquiriram a maioria dos bens materiais, restando tempo livre para conhecer novos lugares.
· Turismo LGBT: é o destinado ao público homossexual em locais onde essa comunidade é atuante e o preconceito é considerado menor. As cidades consideradas aptas a receber bem os LGBT são conhecidas como “gay friendly” e são, em sua maioria, cidades litorâneas.
· Turismo de Saúde: é uma dasatividades mais antigas conhecidas na história da humanidade. Atualmente está focado principalmente na atividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.
· Turismo Religioso: diferente de todos os outros segmentos de mercado, tem como motivação fundamental afé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação cada viagem de turismo religioso.
· Turismo Científico: é evidenciado por efetuar-se exclusivamente de forma individual ou em pequenos grupos. Podendo ocorrer em locais com uma complexa estrutura turística ou com a sua totalinexistência, pois o seu foco sempre é aproximar-se do objeto de estudo excluindo o lazer e o repouso de forma parcial ou total.
· Turismo de Pesca: se refere ao deslocamento de turistas com interesse na pesca amadora ou profissional, cuja consciência ecológica dos pescadores prevalece como forma de preservar os recursos naturais.
· Turismo Rural: é uma modalidade que tem por objetivo permitir a todos umcontato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
· Turismo de Neve: é o deslocamento de pessoas à procura de neve, para apreciá-la ou para praticar esportes como esqui e o snowboard. Os praticantes desta modalidade de turismo são, em geral, pessoas de países abaixo e próximos à linha do Equador, quenão possuem esse atrativo.
· Turismo de Compras: ou turismo de consumo é o deslocamento dentro dos padrões turísticos com a motivação ligada às compras. Tendo especificidades relacionadas ao bom preço, exclusividade, arte, artesanato ou a tecnologia avançada de produtos ainda não encontrada na origem do turista.
· Turismo Gastronômico: Toda pessoa tem como uma das necessidades básicas aalimentação. Por esse motivo, alguns locais utilizam a sua gastronomia regional para a atração de visitantes e o desenvolvimento de um novo tipo de turismo, o gastronômico.
· Turismo de Aventura: O turismo de aventura é um dos segmentos do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura recreacionais em ambientes naturais ou até mesmo espaços urbanos. Promove a interação homem-natureza, e érealizado por pessoas em busca de emoção, riscos controlados e desafios como forma de lazer.
· Turismo de Eventos e Negócios: O turismo de eventos e negócios acontece quando o turista escolhe um destino baseado no interesse em participar como espectador ou palestrante de algum evento ou realizar atividades comerciais, promocionais ou técnicas. Como exemplos, há os congressos, simpósios,...