Nichos de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 2

1 Conceito de nichos de mercado 3

1.1 resultado das pesquisas bibliográficas 7

2 Exemplo de Nichos de mercado 18

CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24















INTRODUÇÃO
O termo nicho de mercado tem sido constantemente utilizado na literatura e na prática de Marketing. Porém, o seu significado parece não estar ainda sedimentado em umaconceituação única, clara e precisa. O objetivo do presente estudo foi o de levantar quais têm sido os significados utilizados para nicho de mercado, tanto na teoria quanto na prática de Marketing, e verificar se existe uma tendência para uma conceituação definida.



















1. Conceito de Nichos de Mercado
O levantamento efetuado em alguns dicionários apontou osseguintes conceitos para nicho:
"1. Cavidade ou vão em parede ou muro para colocar estátua, imagem ou qualquer objeto ornamental; charola. 2. Compartimento de estante ou de armário. 3. Fig. Emprego rendoso e pouco trabalhoso; sinecura. 4 . Fig. Pequena habitação. 5. Fig. Lugar afastado; retiro. 6. Ecol. Veg. Posição restrita de um habitat, onde vigem condições especiais de ambiente. P.ex.: uma bromeliácia é um nicho onde vivem não poucos animais e plantas".
"1 . Cavidade aberta numa parede para a colocação de uma imagem, etc. 2. Divisão em uma estante ou armário. 3. Habitação pequena e retirada; retiro. 4. Sinecura."
Por outro lado, levantamentos bibliográficos efetuados no campo da ecologia apresentaram as seguintes conceituações para nicho:
"...como osistema de espécies está organizado; como as várias espécies estão inter-relacionadas e se ajustam no todo, e o papel de cada espécie no funcionamento do todo. Este lugar ou regra das espécies no sistema é chamado de nicho. O nicho é o meio das populações de espécies se ajustarem numa dada comunidade. O nicho é conseqüentemente parte do conjunto total de relacionamento das espécies no ambiente. Oconceito de nicho se focaliza nos meios que as espécies se relacionam com outras espécies em uma mesma comunidade."
"Elton (1927) definiu o nicho de um animal como ‘seu lugar no ambiente biótico, seu relacionamento com alimentação e doenças.’ Hutchinson (1965) descreve o nicho como um hipervolume, cada uma das dimensões ‘corresponde a cada variável relevante para a vida de cadaespécie’ e cujos limites são definidos pelos limites de tolerância das espécies nesta dimensão."
"Diferentes espécies de animais e plantas preenchem diferentes funções no complexo ecológico. O papel de cada é denominado de nicho. O termo tem o significado de função de cada organismo na comunidade, ao invés do seu lugar físico no habitat. O termo originou-se, no entanto, das características delocalização dos diferentes tipos de organismos na área em estudo, e tem ainda sido utilizado com este significado por alguns ecologistas. O ‘nicho funcional’ é mais fundamental que ‘nicho localização’, mas os dois conceitos são utilizados e podem receber diferentes denominações."
As pesquisas bibliográficas na área de Marketing apresentaram uma grande diversidade de conceitos para nicho demercado, que são, a seguir, apresentados.
..."Há indicações claras de que a estratégia de nichos de mercado será dominante na maioria das empresas bem-sucedidas nos anos 80. A estratégia de nicho de mercado é, particularmente, uma opção promissora para as empresas que não são líderes de mercado, porque uma alta participação no mercado é freqüentemente associada a forte desempenho nosnegócios e porque atender a um nicho ou a um segmento de um produto-mercado é, freqüentemente, a única opção possível para muitas empresas ganharem e manterem participação no mercado."
"A estratégia de nicho de mercado é baseada na segmentação e pode ser utilizada em conjunto com a estratégia de segmentação de mercado. Muitas companhias usam a estratégia de nicho para evitar competição...
tracking img