nhvvhg

1709 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos o serviço social se caracterizou como interligação entre as relações entre o Estado e a sociedade como resultado de transformações que ocorreram nos processos produtivos e na reprodução da vida social, onde foram impostos limites e possibilidades para o exercício profissional, procurando respostas profissionais dos assistentes sociais as limitações do sistema capitalista.
O presente trabalho tem por objetivo mostrar exemplos de demandas tradicionais e demandas emergentes do serviço social.

DEMANDAS TRADICIONAIS

O Serviço Social surgiu com a elevação da sociedade burguesa e com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria certo controle sobre os proletários. Os profissionais tinham suas ações dirigidas à classe subalternalizada e sua missão era implementar e executar as políticas sociais alinhadas com a lógica de expansão do capital.
Os profissionais da época se relacionavam diretamente com o ambiente de trabalho, sendo atribuição de o seu cargo manter o funcionamento adequado da sociedade, cabendo-lhe a missão de desenvolverem ações voltadas para o moral da família operária, visando conter a influência anarco-sindicalista, influenciados pela doutrina da Igreja Católica esses profissionais tinham suas ações limitadas à confirmação da ordem constituída, excluindo-se à crítica.
No Brasil, o Serviço Social foi fortemente influenciado pelos pressupostos do funcionalismo adotado pelo Serviço Social norte-americano, sem, contudo, apresentar uma superação do ideário neotomista, estruturando-se nos períodos em que as concepções desenvolvimentistas tiveram hegemonia no Brasil e no continente latino-americano (AGUIAR, 1985).
Um pouco distanciado da influência europeia, o Serviço Social em nosso país, no princípio, apresentou

Relacionados