Nhande rekoha nhe'e ayvu arandu.

1821 palavras 8 páginas
NHANDE REKOHA NHẼ`Ẽ AYVU ARANDU
Valdelice Verón Xamirinhupoty
Maria Aparecida Rezende

INTRODUÇÃO

Neste texto faremos uma breve apresentação acerca do Nhande Rekoha nhẽ`ẽ Ayvu Arandu – Educação indígena com sabedoria, vida, terra e língua. Usamos a fonte primária duas nhandesy e os caciques (rezadores) que revelaram a sabedoria de vida dos Kaiowá e Guarani. Este tema é parte do texto de conclusão de curso de Ciencias Sociais do Teko Arandu Licenciatura Indígena, que objetiva pesquisar o tema “Construção do Parâmetro Curricular para Educação Escolar Indígena Kaiowá e Guarani do Território Etno-Educacional do Cone-Sul.
Os rezadores repassam os conhecimentos educacionais em forma de oralidade que os Kaiowá e Guarani repassam para seus filhos, obedecendo a uma cronologia que vai de geração a geração, representando as etapas da educação indígena. Essa educação, que é vida, terra, palavra, alma, ética, a promoção da autonomia intelectual conciliada ao pensamento crítico e ao desenvolvimento da teoria e da prática aliados no processo próprio de aprendizagem.
Assim, o texto procura mostrar um pouco dos ensinamentos tradicional Kaiowá e Guarani que perpassa pelos conhecimentos dos bisavós para avós, de avós para filhos e de filhos para netos. Abaixo abordaremos 17 dezessete tópicos sobre estes conhecimentos.

Tekoha nhe’e Ayvu Arandu TEKOHA NHE`Ẽ

Nhanderekoha

Tekoha nhe’ẽ ayvu

Esses são os conhecimentos repassados que dão vida e a constituição da pessoa que forma o bom Kaiowá e Guarani. Esses ensinamentos levam o povo indígena da etnia Kaiowá e Guarani a acreditar que a vida é cheia de amor, de humildade e esperança como fala o educador Paulo Freire. Nós, os Kaiowá somos inspirados nessa educação e crescemos buscando os valores sociais e a essência da vida fortalecida por essa educação que será abaixo detalhada.

1-Teko – vida e todo ser que respira na terra.
É a vida do Kaiowa e Guarani. Vida e todo ser que respira em cima da terra e

Relacionados