ngcn

617 palavras 3 páginas
Sifão
Denominam-se sifões os condutos forçados parcialmente, situados acima do plano de carga efetiva.
Para que haja escoamento é necessário escorvá-lo (enchê-lo), operação que pode ser executada aspirando o líquido. Uma vez escorvado, o sifão funciona por efeito do desnível entre o nível d’água do reservatório e a boca de saída.
Como funciona o sifão?
O sifão consiste em um tubo recurvado em forma de “U”, com o qual se faz fluir um líquido de um recipiente para outro em nível inferior. Para utilizá-lo, enchemos o tubo com líquido e mergulhamos o ramo menor no recipiente mais alto.
Como no ramo menor do sifão a pressão é maior do que no ramo maior, ocorre então um fluxo de líquido do segmento de maior pressão para o de menor pressão. Por isso líquido deixa o recipiente de maior altura e migra para o recipiente de menor altura, até que o nível de ambos coincida. Utilizamos este princípio quando desejamos tirar gasolina do tanque de um carro para abastecer outro.
Enche-se uma mangueira com o líquido, tampando-se uma das extremidades e recurvando a mangueira até que o lado fechado fique em nível inferior ao tanque. Quando abrimos a extremidade, a gasolina do tanque escoa para fora.

Escorva de Bomba
:
É a eliminação do ar existente no interior da bomba e da tubulação de sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluído a ser bombeado todo o interior da bomba e todo o interior da tubulação de sucção, antes do acionamento da mesma.As bombas de líquidos e de misturas de líquido e sólidos podem perder escorva e pode ser necessária a escorva da bomba. A perda de escorva é geralmente devida à entrada de ar no interior da bomba ou da tubulação de sucção. As folgas de operação e os princípios de funcionamento das bombas usadas para líquidos faz com que, quando bombeiam vapores ou gases, nãopossam deslocar o ar, vapor ou gás devido à densidade muitas vezes menor destes fluidos

Escorvar uma bomba é encher de líquido sua carcaça e toda a

Relacionados

  • cinematica
    12457 palavras | 50 páginas
  • 3Caracteriza O Do Empreendimento 2
    37661 palavras | 151 páginas
  • TESTE-CONTO
    77356 palavras | 310 páginas