Ng7 dr4 stc

940 palavras 4 páginas
Área de Competência-Chave: Sociedade, Tecnologia e Ciência
NG_7: Saberes Fundamentais
Tema: Leis e Modelos Científicos
DR_4: Estabilidade e Mudança

Leis e modelos científicos

Resume do filme “Charles Darwin e a Árvore da Vida”

A terra é o único planeta conhecido que sustenta a vida. O número absoluto de variedades de animais e plantas é impressionante, estima-se que o número de espécies diferentes varie de seis a cem milhões numa única espécie.
Há duzentos anos, nasceu um homem que explicou esta estonteante diversidade de vida, este revolucionou a forma pela qual vemos o mundo e o nosso lugar nele, chamava-se Charles Darwin.
A Bíblia Sagrada explicava como esta maravilhosa diversidade surgiu, no 3º dia após a criação do mundo Deus criou as plantas, no 5º dia os peixes e pássaros e então no 6º dia os mamíferos e finalmente o homem. Esta explicação foi aceite literalmente, por toda a Europa ocidental por quase dois mil anos.
Em 1831, um navio de exploração britânico, o Beagle, iniciou uma viagem pelo mundo, a bordo como companheiro de viagem do capitão, estava Charles Darwin com 22 anos.
Darwin quando garoto, foi um colecionador fanático por insetos e na costa do Brasil este fascinou-se quase a ponto de entrar em êxtase.
Quanso chagou a Galápagos alegou saber só de olhar a forma do casco de uma tataruga gigante, de que ilha esta tinha vindo. Se esta tivesse uma frente arredondada, tinha vindo de uma ilha úmida, onde se alimentou de plantas terrestres. Ao passo que de uma ilha seca tinha uma protuberância na frente, que a permitia alcançar a vestação mais alta. Charles questionou-se se essas tartarugas de ilhas separadas eram de espécies diferentes. E se eram, cada uma delas foi um ato separado da criação divina?!
Ao voltar para casa Darwin catalogou as suas espécies para que pudessem ser identificadas e classificadas. Darwin fez um esboço para ilustrar a sua ideia, mostranto como uma única espécie ancestral poderia dar origem a divessas

Relacionados

  • ng7 dr4
    2648 palavras | 11 páginas