nfhbnghf b

1024 palavras 5 páginas
Breve descrição da obra
O Mistério da Estrada de Sintra é um romance da autoria conjunta de Eça de Queirós e de Ramalho Ortigão. Foi publicado no Diário de Notícias, de Lisboa, sobre a forma de cartas anónimas, entre 24 de Julho e 27 de Setembro de 1870, recebendo a primeira versão em livro em 1884. É a primeira narrativa de cariz policial da literatura portuguesa. A obra foi adaptada para o cinema em 2007 por Jorge Paixão da Costa, contando com atores como Nicolau Breyner e José Pedro Vasconcelos. Constitui uma intrincada e imaginosa narrativa, publicada como se de uma reportagem verídica se tratasse (com o conhecimento do diretor do jornal, Eduardo Coelho), acerca de um pretenso sequestro e crime, que envolve, além de outros, o poeta fictício Carlos Fradique Mendes. Plena de peripécias inverosímeis e excessos sentimentais, a narrativa visa parodiar o gosto do público da época pelos relatos de mistério, melodramáticos e rocambolescos. O desenrolar da história que leva à morte de um homem faz-se particularmente em três narrativas ou cartas: a do mascarado alto, a de A.M.C. e a ‘dela’, que confessa tudo já perto do final da obra. Todas desvendam personagens e momentos cruciais, destacando-se o romance de Rytmel e da condessa, que condiciona toda a intriga.
Resumo
A obra inicia-se com a história de dois amigos, que ao passearem em Sintra foram raptados e levados para uma casa, com o objectivo, de um deles, que era médico, confirmar a morte de um corpo.
O raptor mais alto estava numa viagem a Malta com a sua prima a condessa de W. “ - Vou a toda a parte; mas, não sei porquê, simpatizo com Malta. Vamos a Malta. Venha também primo. -Está claro que vem! – gritou o conde. “ (pág. 98)
Nesta viagem a condessa apaixona-se por um homem chamado Rytmel que também se apaixona por ela, mas há uma mulher, Cármen Puebla, que também ama Rytmel e aí ambas o ambicionam; mas Cármen acaba por falecer em alto mar, numa viagem de barco, por estar muito fraca. Assim a condessa e

Relacionados