NFC UMA NOCA TECNOLOGIA

5458 palavras 22 páginas
O QUE É NFC
Near Field Communication (NFC) é uma nova tecnologia que permite conectividade sem fio de curto alcance, permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. Essa tecnologia evoluiu de uma combinação de tecnologias já existentes de identificação e interconexão.
NFC é um padrão definido pelo NFC Fórum global desde 2004, um consórcio global de companhias de hardware, software/aplicações, cartões de crédito, bancos, provedores, entre outros. Entre os principais membros do Forum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.

Produtos com tecnologia NFC incorporada simplificarão drasticamente a maneira como os dispositivos irão interagir entre si, acelerando a velocidade de conexão, recebimento e compartilhamento de informações, além de ser uma maneira segura e rápida de realizar pagamentos.

Operando a 13.56 MHz e com uma velocidade de transferência de dados de 424 Kbits/segundo, NFC provê um canal de comunicação simples e seguro entre dispositivos eletrônicos. É uma tecnologia de "leitura" e "escrita" bastando uma aproximação entre dispositivos NFC compatíveis menor que 4 cm para disparar o processo de comunicação entre eles. NFC segue os padrões implementados universalmente (ISO, ECMA, ETSI) e é compatível com outras tecnologias como Buetooth e Wi-Fi.
Não existem limites para as possíveis aplicações proporcionadas por essa nova tecnologia, especialmente para celulares.

A novidade teve origem no padrão RFID (Radio Frequency Identification), mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de freqüências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornar-se mais segura.

Como se aplica e como funciona NFC
Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer

Relacionados