Newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO TEXTO DE ISAAC NEWTON
 
Título: Princípios Matemáticos, pp. 8-22
Autor: ISAAC, Newton
Editora: Abril Cultural
Ano: 1983    
Cidade: São Paulo
Tradução: Carlos Lopes de Mattos,
Pablo Rubén Mariconda.
 
BIOGRAFIA DO AUTOR

             Newton (1643-1727), nasceu em Lincolnshire, Inglaterra. A vida de Newton pode ser dividida em três períodos. O primeiro sua juventude de1643 até sua graduação em 1669. O segundo de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que ele era professor Lucasiano em Cambridge. O terceiro período viu Newton como um funcionário do governo bem pago em Londres, com muito pouco interesse pela matemática.
Ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para o Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661. Seu gênio científico despertou quandouma epidemia de peste fechou a Universidade no verão de 1665, e ele retornou a Lincolnshire. Só em Londres, a peste vitimou mais de 70.000 pessoas.
Com a saída de Barrow da cadeira Lucasiana em 1669, Newton, com apenas 27 anos, foi nomeado para sua posição, por indicação do anterior, por seus trabalhos em cálculo integral, onde Newton havia feito progresso em um método geral de calcular a áreadelimitada por cum curva.
              Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (ano da morte de Galileo) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra e morreu em 1727 em Londres. Embora tenha nascido no dia de Natal de 1642, a data dada aqui é no calendário Gregoriano, que adotamos hoje, mas que só foi adotada na Inglaterra em 1752. Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreuantes de seu nascimento.
 
APRESENTAÇÃO
 
              Diante da tarefa de ler e fichar o texto de Isaac Newton, Princípios Matemáticos, contendo as suas teorias absolutas em seu Escólio e Escólio Geral que é escrito inicialmente na página 8 e se estende até a página 22. Nesse fichamento, vou introduzir inicialmente a minha compreensão do primeiro Escólio e por conseguinte a do segundo, EscólioGeral. O primeiro Escólio que se inicia na página 8 e vai até a página 13, destaca a compreensão de Newton relacionadas ao tempo e espaço que possuem a verdadeira subjeção do universo e tem uma questão principal de compreender o tempo divino, o absoluto.
Foi possível verificar primeiramente a divisão do trabalho em três partes no primeiro Escólio. A primeira parte inicia no primeiro parágrafo dapágina 8 e se finaliza no final do sétimo parágrafo na página 10, nela se destaca a definição do tempo absoluto que Newton considera esse o verdadeiro, o espaço absoluto comparando e relacionando com o relativo, o conceito de lugar que faz parte do espaço tanto absoluto como relativo e também destaca o conceito do movimento absoluto, aonde Newton compara e relaciona com o relativo, em que ele fazum exemplo de um navio com um ocupante sobre a terra para define o que é absoluto e o que é relativo. Já na segunda parte que se inicia no oitavo parágrafo na página 10 e vai até a página 11, no término do décimo parágrafo, Newton destaca as propriedades, que faz parte das definições que distingue o descanso com o movimento. Na terceira e última parte desse primeiro Escólio, que se inicia napágina 11, no décimo primeiro parágrafo e se estende até a página 13, no décimo quarto parágrafo, destaca as causas e os efeitos que Newton distingue o descanso com o movimento, aonde ele introduz o exemplo do balde como forma de explicação.
              Começo então, com o primeiro Escólio, em que Isaac Newton comenta sobre o tempo, o espaço, o lugar e o movimento colocando e distinguindo as mesmasentre absoluto e relativas, verdadeiras e aparentes, matemáticas e vulgares.
 
Escólio
 
RESUMO INFORMATIVO
 
1º parte, pp. 8-10

              Nesse Escólio, Newton começa à relacionar as coisas sensíveis, cujas essas são bastante complicadas de distinguir entre absolutas e relativas, verdadeiras e aparentes, matemáticas e vulgares.
              Começando com suas opiniões, Newton...
tracking img