Newton: um gênio solitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NEWTON: UM GÊNIO SOLITÁRIO

Quando perguntaram certa vez a Isaac Newton como fizera as suas grandes descobertas, ele respondeu: "pensando sempre nelas". Também se conta que teria dito:"matenho otema constantemente diante de mim e espero que os clarões da alvorada, pouco a pouco, se transformem em plena luz".
Esta capacidade de concentração é uma qualidade particular do gênio de Newton e seajusta muito bem a seu caráter e à sua personalidade. Fooi um homem solitário, sem amigos próximos ou íntimos, sem confidentes. Nunca se casou, passou a juventude sem pai - que morreu antes donascimento do jovem Isaac, no Natal de 1642 - e sem mãe - que se casou dois anos depois e deixou o filho para ser criado pela avó idosa.
Este homem solitário desenvolveu o poder de manter em sua mente umdeterminado problema durante horas, dias e semanas, até encontrar a sua solução. Aí então ficava satisfeito em guardar a descoberta para si mesmo, sem cominicá - la a ninguém. Já se disse, por isso, quetoda descoberta de Newton teve duas fases: ele fazia a descoberta e depois os outros tinham que descobrir o que ele havia descoberto.
As sementes das grandes realizações de Newton datam de um períodode cerca de 18 meses, depois de sua formatura, quando a universidade em que estudava fechou devido à peste negra, e ele voltou à fazenda da família, onde havia nascido.
Foi lá, nessa época, que eledescobriu a lei da gravitação universal, os fenômenos ópticos relacionados com a luz e a cor, a dispersão e composição da luz branca. Aí também projetou e construiu um novo tipo de telescópio, que, nostrês séculos seguintes, foi o mais poderoso instrumento dos astrônomos.
O restante de sua vida científica foi dedicado ao desenvolvimento e à elaboração das descobertas que havia feito. Entretanto,depois dos primeiros anos de sua vida adulta, Newton passou a dedicar a maior parte do seu tempo a questões religiosas, místicas, estudando intensamente a alquimia e fazendo experiências com...
tracking img