Newton raphson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERMOPAR

Definição

Termopares são sensores de medição de temperatura constituídos por dois condutores metálicos e distintos, puros ou homogêneos. Em uma de suas extremidades são unidos e soldados, à qual convencionou-se o nome de junta de medição ( ou junta quente ). E a outra extremidade aberta onde se fazem as devidas interligações de junta de referência. Logo, quando submetemos suasextremidades a temperaturas diferentes, a composição química dos metais gera uma força eletromotriz da ordem de mV, que é o princípio mais conhecido por SEEBEK.


Classificação

Os termopares são classificados quanto ao tipo de liga metálica o qual é constituído.
São eles:

- Termopares Básicos
- Termopares Nobres


Termopares Básicos

São assim chamados por serem de maior usoindustrial, em que os fios são de custo relativamente baixo e sua aplicação admite um limite de erro maior.


Tipos:


Termopar Tipo T – CuCo - (Copper-Constantan)

Liga: + Cobre - (99,9%)
-Constantan (São as ligas de Cu-Ni compreendidos no intervalo entre Cu50 e Cu65 Ni35).
A composição mais utilizada para este tipo de temopar é de Cu58 Ni42.
Possui excelente resistência àcorrosão, sendo utilizado em temperaturas negativas(- 184 a 370ºC). A FEM produzida varia de : -5,333 a 19,027 mV.
Sua potência termoelétrica média é de : 5,14 mV / 100ºC (para temperaturas positivas),
pode ser utilizado em atmosferas a vácuo, inertes, oxidantes ou redutoras,
apresenta uma boa precisão na faixa de utilização, devido à grande homogeneidade do cobre,
em temperaturas acima de310ºC o cobre começa a se oxidar e próximo de 400ºC, oxida-se rapidamente,com certas precauções e devidamente calibrado, pode ser utilizado até - 2620C.
Aplicações:
Criometria (baixas temperaturas). Indústrias de Refrigeração, Pesquisas Agronômicas e Ambientais, Química e Petroquímica.
Termopar Tipo E - NiCr-Co

Liga: +Chromel - Ni90Cr10
- Constantan - Cu58 Ni42

Sua faixa deutilização é de 0 a 8700C.
Tem FEM produzida de O a 66,473mV.
Potência Termoelétrica média: 7,64mV/1000C, pode ser utilizado em atmosferas a vácuo, inertes e oxidantes, possui a maior potência termoelétrica dentre os termopares mais utilizados.
Em temperaturas abaixo de 0ºC os fios não sofrem corrosão, podendo, assim ser utilizado em temperaturas abaixo de 0ºC. É utilizado em termopilha e em pirômetrode radiação.
Possui alta estabilidade na f.e.m. (durabilidade) devido à sua resistência à oxidação, é vulnerável à atmosfera redutora.
Aplicações: Química e Petroquímica.


Termopar Tipo J - FeCo –

Liga: + Ferro - (99,5%)
- Constantan (Cu58 Ni42, normalmente se produz o ferro e a partir de sua característica casa-se o constantan adequado).

Sua FEM produzida é de O a42,922mV.
A potência termoelétrica média é 5,65mV/1000C,pode ser utilizado em atmosferas a vácuo, inertes, oxidantes ou redutoras, possui baixo custo relativo, sendo assim é um dos mais utilizados industrialmente.
Tem baixa homogeneidade, devido à dificuldade de obtenção do ferro com alto teor de pureza, indicado para serviços contínuos até 7600C em atmosfera neutra ou redutora.
Tem limite máximo deutilização em atmosfera oxidante de 7600C, devido à rápida oxidação do ferro.Pode ser utilizado, ocasionalmente, para temperaturas abaixo de 0ºC, porém, a possível ferrugem ou quebra do ferro, sob esta condição, o tornam inadequado.
Aplicação: Centrais de Energia, Metalúrgica, Química, Petroquímica, Indústrias em geral.
Não se recomenda a utilização deste termopar em locais que contenham enxofre.Termopar Tipo K -CrAl -

Liga : + Chromel (Ni90Cr10)
-AIumel ( Ni95,4Mn1,8Si1,6AI1,2)

Pode ser utilizado em atmosferas inertes e oxidantes, em altas temperaturas (entre 800 a 1200ºC) é mais resistente mecanicamente, do que os tipos S e R, tendo uma vida útil superior ao tipo J, vulnerável em atmosferas redutoras e sulfurosas, com gases como SO2 e H2S, requerendo...
tracking img