Neurotrsmissores

848 palavras 4 páginas
Existem vários tipos de N E U R O T R A N S M I S S O R E S:
>>> Acetilcolina (ACh)
Neuromediador envolvido em muitos comportamentos, bem com atenção, aprendizado e memória:
- Movimento - os movimentos de nossos músculos são promovidos pela liberação da acetilcolina dos neurônios colinérgicos para as fibras musculares. A acetilcolina é responsável por mediar a sinapse rápida em todas as junções neuromusculares.
- Sono REM - durante a fase de sono profundo (sono REM), a acetilcolina é liberada da ponte.
- Aprendizado e memória . em animais de laboratório, ao bloquear a liberação da acetilcolina, cria-se um déficit no aprendizagem e memória.
- Doença de Alzheimer- está associada, em 90% dos casos, com perda de neurônios colinérgicos no prosencéfalo basal e hipocampo.
>>> Serotonina (5HT):
Neurotransmissor que possui interferências no humor, na ansiedade e na agressão.
- Desordens de humor - a diminuição da liberação de serotonina no sistema nervoso central está associada a desordens de humor e depressão. Costuma-se tratar esses pacientes com medicamento que bloqueiam a recaptação da serotonina para o terminal pré-sináptico (ex. fluoxetina, o Prozac).
- Desordem obsessiva compulsiva - associada a redução nos níveis de serotonina no sistema nervoso central, é geralmente tratada por meio da inibição da recaptação da serotonina.
- Apetite - é reduzido por drogas que elevam a serotonina no encéfalo (geralmente amina)
- Comportamento agressivo e suicídio - tem sido associado a reduzidos níveis de serotonina no encéfalo
- Latência de sono - a latência de sono (tempo que a pessoa levar para dormir) é diminuída com .triptofano., um aminoácido necessário para a síntese de serotonina. Esse dado sugere que a serotonina pode ter um papel importante na indução do sono.
>>> Dopamina (DA):
Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas áreas encefálicas. Quando os níveis de dopamina estão extremamente baixos os pacientes são incapazes de se mover

Relacionados