Neurotransmissores Pesquisapronto

1980 palavras 8 páginas
ACADÊMICA: ANNA RITA MILIOSI MOTTA
MEDICINA TURMA XXVII
CMF II Prof. NESTOR

NEUROTRANSMISSORES EXCITATÓRIOS
1. Acetilcolina
A acetilcolina é secretada por neurônios de diversas áreas do sistema nervoso mas especificamente por terminais das grandes células piramidais do córtex motor, vários tipos diferentes de neurônios nos gânglios da base, neurônios motores que inervam os músculos esqueléticos, neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso autônomo, neurônios pós ganglionares do sistema nervoso parassimpático e alguns neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático. Em muitos casos, esse neurotransmissor possui efeito excitatório, embora também apresente efeitos inibitórios em algumas terminações nervosas parassimpáticas periféricas, como a inibição do coração pelo nervo vago.
A partir da estimulação parassimpática do coração, pelos nervos vagos, ocorre a liberação da acetilcolina que possui dois efeitos principais: primeiro, ele diminui o ritmo do nodo sinusal e segundo, ele reduz a excitabilidade das fibras juncionais átrio-ventriculares (A-V) entre a musculatura atrial e o nodo A-V, reduzindo a transmissão do impulso cardíaco para os ventrículos.
Nos núcleos da base, a acetilcolina age do córtex para os núcleos caudado e putâmen.
Acredita-se que a acetilcolina aumenta a ocorrência do sono REM (sono com movimentos rápidos dos olhos apesar de a pessoa ainda estar dormindo). Isso porque, neurônios secretores de acetilcolina na formação reticular da porção superior do tronco cerebral podem, a partir das extensas fibras eferentes, ativar muitas partes do cérebro.
Além disso, a acetilcolina e norepinefrina são secretadas por fibras nervosas simpáticas ou parassimpáticas. As fibras que secretam acetilcolina são as COLINÉRGICAS. Todos os neurônios pré-ganglionares são colinérgicos, tanto no sistema nervoso simpático como no parassimpático. Logo, acetilcolina aplicada nos núcleos da base excitarão tanto os pós-ganglionares simpático e parassimpático

Relacionados