Neurose profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Importância do tema: NEUROSE TRAUMÁTICA PROFISSIONAL

2. DADOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO
A Empresa X, fundada em 1988, é uma rede de farmácias especializadas no atendimento de pessoas com diabetes. As farmácias da Empresa X comercializam produtos que abrangem desde aparelhos de controle glicêmico, tiras reagentes, insulinas, agulhas, seringas, medicamentos específicos para diabetesaté a linha nutricional. Nas farmácias da Empresa X o diabético encontra orientação, educação em diabetes, dicas, atenção à saúde, sendo um local onde ele pode tirar dúvidas e ser encaminhado aos especialistas. Hoje a empresa possui 9 lojas próprias, que estão divididas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e atualmente a rede conta com aproximadamente 50 funcionários.

3. RELATO DOCASO
Aline é funcionária de uma rede de farmácias especializada em produtos para diabéticos, composta por nove unidades em SC e RS, fundada a 10 anos com cerca de 50 funcionários.
Aline tem 46 anos e está no cargo de gerente, trabalha na empresa a 5 anos, é formada em Biologia e foi absorvida na época que a farmácia que ela trabalhava foi adquirida pela rede atual.
Todos os funcionários trabalhamsobre pressão e com foco em metas recebendo premiações quando atingem.
No final de 2010 a filial que a mesma trabalhava abriu uma vaga para Supervisão dos Gerentes e a mesma alimentava a expectativa que seria promovida, no entanto esta promoção não ocorreu e outra funcionária foi indicada para o cargo.
Além desta decepção ela também foi transferida para outra filial com outro tipo de públicoalvo que a mesma não estava acostumada e teria de lidar com funcionário que ela não conhecia.
Este fato desencadeou uma depressão em Aline que já apresentava sintomas devido a um momento difícil na vida pessoal que paralelamente se degradava com o passar do tempo, pois Aline vive sozinha e sua família reside em outro estado, anteriormente residia com a irmã, mas a mesma foi transferida no trabalhopara outro estado agravando a situação. Ela não tem nenhum relacionamento afetivo em Florianópolis, amigos, namorado, parentes.
É importante salientar que Aline é gerente de uma filial, portanto, tem pessoas sob sua responsabilidade e estas a descrevem como pouco sociável, grosseira, estúpida e desta forma prejudica o convívio e o clima do grupo de trabalho.
Alguns sintomas que a mesma comentouestar acometida são: depressão, insônia, emagrecimento.
Outros sintomas observados foram: comportamento hostil, isolamento no trabalho, inexistência de vida social e mau humor.
Aline vive para o trabalho, não tira férias há 2 anos e trabalha além do que é necessário, portanto achava natural que seria indicada para o cargo.
A mesma consultou um médico, mas não deu seguimento ao tratamento comespecialista.
Seus superiores tem conhecimento do caso, mas não tomam nenhuma providência para ajudá-la.

4. ANÁLISE
TEMPO DE LATÊNCIA
SINDROME DE REPETIÇÃO
REORGANIZAÇÃO DA PERSONALIDADE APÓS O TRAUMA
Após o trauma, Aline sofreu um processo de mudança no seu comportamento. Tornou-se mais dura com os colegas de trabalho, menos sorridente e menos tolerante. Chegou inclusive a comentar que nãoseria mais “boazinha”. Por ocupar um cargo de gerência na empresa, que faz com que ela tenha subordinados, o trauma ocorrido em Aline prejudica constantemente o clima dentro do grupo em que atua. Analisando a personalidade da paciente antes e após o trauma pode-se verificar uma mudança considerável, de uma pessoa tranqüila, acomodada, rotineira e um pouco mais sorridente para outra comcaracterísticas de ansiedade, medrosa, grosseira, agitada e séria.
Sabe-se que os estressores provocam um sentimento de medo intenso, de impotência e desamparo, o que produz grande variedade de sintomas como: dores de cabeça, síndrome do cólon irritável, fadiga e alterações autonômicas intensas associadas à ansiedade. Também podem levar a pessoa a reviver as situações traumáticas sob a forma de...
tracking img