neurose obsecissava

1517 palavras 7 páginas
OFICINA TERAPEUTICA PARA O CAPSad

RONDONÓPOLIS – MT
DEZEMBRO/2012

Sobre o CAPS

O objetivo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é o de atender toda a população na área da saúde mental, promovendo programas de prevenção e manutenção da saúde mental dos usuários da instituição. O acolhimento de pessoas com transtornos mentais de diversas ordens, fazendo a rede com outras instituições de saúde mental como os CRAS, CREAS, CAPSad e outros órgãos do SUS.
A idéia de rede e integração nas redes de saúde mental tem como intuito o fim dos manicômios, é um tipo de tratamento mais humano e digno para os usuários. Contando com uma equipe especializada em diversas áreas da saúde, o CAPS tem a função de promover um tratamento terapêutico mais no âmbito da inclusão do usuário na sociedade juntamente com a família.
Ao invés da internação, o usuário passa a fazer parte das oficinas terapêuticas, rodas de conversa e atendimento clínico, dependendo da demanda do usuário. É um lugar livre onde o usuário poder entrar e sair na hora que quiser (pelo menos essa é a ideia original de um CAPS), trabalhando com uma ideia de serviço substitutivo dos hospitais psiquiátricos.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é uma unidade especializada em atender os dependentes de álcool e outras drogas buscando a reinserção social do usuário através de um acolhimento e tratamento. Através de encaminhamentos ou de maneira espontânea por parte do paciente.
A unidade do CAPSad em Rondonópolis – MT possui uma equipe multiprofissional que atende a demanda do município de uma maneira singular e conjunta, oferecendo diversos tipos de psicoterapias e grupos terapêuticos contando também com a participação da família na realidade da instituição.
O CAPSad de Rondonópolis conta com um programa de tabagismo que já livrou muitas pessoas desse vício, segundo dados da prefeitura¹, desde 2009 já são 427 pessoas livres do vício do tabaco em

Relacionados