Neuropsicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Nesse trabalho iremos abordar a Neuropsicologia e as áreas de atuação do neuropsicólogo. Este profissional atua em diversos tipos de instituições, desenvolvendo atividades como diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar. Os principais locais onde o Neuropsicólogo é requisitado incluem: instituições acadêmicas (pesquisa, docência), hospitais(avaliações pré e pós-cirúrgica), juizados (avaliação e perícias), clínicas (avaliação, reabilitação e pesquisa), consultórios privados e atendimentos domiciliares (reabilitação). A Neuropsicologia tem um histórico grande de estudo de indivíduos que tinham transtornos e seqüelas que envolviam o cérebro e a cognição.

História da Neuropsicologia:
A Neuropsicologia surgiu no século XIX, iniciodo século XX, estudando os soldados feridos de guerra, que tinham lesões cerebrais e alterações de comportamento, memória, linguagem, raciocínio. Os papiros de Edwin Smith já descreviam dificuldades de linguagem na antiguidade. Já os estudos mais recentes, de Franz Gall e Paul Broca, no século XIX, associavam regiões do cérebro como responsáveis por determinadas funções mentais; havendo algum dano,haveria algum tipo de sintomatologia. Porém, somente no final do século XX, que a Neuropsicologia ganhou mais reconhecimento, uma vez que os aprimoramentos de técnicas de neuroimagem possibilitaram a confirmação das interações entre as funções cognitivas e as áreas cerebrais.
A criação da Neuropsicologia deu-se a partir da convergência de várias ciências como, por exemplo: a Psicologiaexperimental com a Neurologia e a fisiologia. A Psicologia experimental buscava a compreensão do comportamento humano, das diversas formas de aprendizado e das estruturas cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, já a Neurologia, buscava compreender como as lesões cerebrais se relacionavam com o funcionamento das cognições e do comportamento do individuo. A Neuropsicologia surgiu com a integraçãodessas multi-áreas como um novo método de investigação individual do sistema nervoso e suas complexas formas de atividades e desenvolvimento.

O que é a Neuropsicologia:
A Neuropsicologia é uma ciência do século XX, que se desenvolveu inicialmente a partir da convergência da Neurologia com a Psicologia, no objetivo comum de estudar as modificações comportamentais resultantes de lesão cerebral.Atualmente, podemos situá-la numa área de interface entre as Neurociências - neste caso, ela também pode ser chamada de Neurociência Cognitiva - e as Ciências do Comportamento - Psicologia do Desenvolvimento, Psicolingüística etc. Seu enfoque central é o estudo da relação entre Sistema Nervoso, Comportamento e Cognição: o estudo das capacidades mentais, como a linguagem, a atenção, a memória e aconsciência.
Existem dois processos importantes na Neuropsicologia, a avaliação neuropsicológica e a reabilitação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica que consiste na utilização do exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas (tomografias, ressonância magnética, SPECT), observação do comportamento, relato dos familiares do paciente e instrumentos psicológicos, como inventáriose outros testes. Esse processo de avaliação é um processo complexo, que deve ser conduzido de forma especifica e usando as técnicas mais adequadas, pois a avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para uma futura reabilitação neurológica, com essa avaliação o neuropsicólogo irá identificar as áreas cognitivas com o maior dano e, a partir disso elaborar um pleno de tratamento.
A reabilitaçãoneuropsicológica consiste no processo de reabilitação após perda ou prejuízo nas funções cognitivas, e é orientado pelos resultados da avaliação neuropsicológica. Essa reabilitação ocorre visando as diversas funções lesadas, através de uso de exercícios como palavras cruzadas, desenhos e jogos de memória e outros. Tudo isso de acordo com a necessidade específica do paciente e de qual das funções...
tracking img