Universidade Salgado de Oliveira
Curso: Psicologia (3º período)

Disciplina: Neurofisiologia Humana

Neuroplasticidade: Relações com o Comportamento



A estrutura e a função das respostasde um indivíduo são fundamentalmente determinadas pelas interações organismo-ambiente vivenciadas pelo mesmo. Este processo ocorre pelo estabelecimento de contingências das relações entre os eventosambientais e as respostas do organismo, ou seja, são determinantes no comportamento estas relações condicionais entre as classes de estímulos para com este, tanto estas relações sendo antecedentes ousubseqüentes.

Os indivíduos de cada espécie possuem, assim, um repertório comportamental resultante, primeiro, das contingências filogenéticas – atuantes durante a evolução selecionando classes decomportamento úteis à sobrevivência da espécie – e segundo, das contingências ontogenéticas – estas atuando através das relações particulares estabelecidas pelo organismo com o ambiente no decorrer davida do indivíduo, selecionando as classes de respostas mais adaptáveis à mutabilidade do ambiente. Vale dizer, portanto, que as histórias filogenéticas, ontogenéticas, e culturais produzem ocomportamento de um indivíduo.

Todos estes fatores determinantes das respostas do indivíduo produzem também alterações nas funções, na forma e no tamanho do sistema nervoso. A evolução propiciou osurgimento de cérebros com uma abundância e variedade de circuitos neurais absolutamente modificáveis pela experiência. Dessa forma, o sistema nervoso, ao interagir com o ambiente, modifica-o e é modificadopor ele. Esta capacidade representa a plasticidade do sistema nervoso, ou seja, a neuroplasticidade, que se faz presente em todas as etapas da ontogenia do indivíduo, inclusive na fase adulta e navelhice.

Comportamento e Plasticidade Neural

Os objetivos principais do estudo do comportamento se baseiam na identificação, descrição e na programação de relações condicionais que estabeleçam e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Neuroplasticidade: relações com o comportamento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neuroplasticidade-Rela%C3%A7%C3%B5es-Com-o-Comportamento/252464.html

MLA

"Neuroplasticidade: relações com o comportamento" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neuroplasticidade-Rela%C3%A7%C3%B5es-Com-o-Comportamento/252464.html>.

MLA 7

"Neuroplasticidade: relações com o comportamento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neuroplasticidade-Rela%C3%A7%C3%B5es-Com-o-Comportamento/252464.html>.

CHICAGO

"Neuroplasticidade: relações com o comportamento." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Neuroplasticidade-Rela%C3%A7%C3%B5es-Com-o-Comportamento/252464.html.