Neuroplasticidade: relações com o comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1017 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Salgado de Oliveira
Curso: Psicologia (3º período)

Disciplina: Neurofisiologia Humana

Neuroplasticidade: Relações com o Comportamento



A estrutura e a função das respostas de um indivíduo são fundamentalmente determinadas pelas interações organismo-ambiente vivenciadas pelo mesmo. Este processo ocorre pelo estabelecimento de contingências das relações entre os eventosambientais e as respostas do organismo, ou seja, são determinantes no comportamento estas relações condicionais entre as classes de estímulos para com este, tanto estas relações sendo antecedentes ou subseqüentes.

Os indivíduos de cada espécie possuem, assim, um repertório comportamental resultante, primeiro, das contingências filogenéticas – atuantes durante a evolução selecionando classes decomportamento úteis à sobrevivência da espécie – e segundo, das contingências ontogenéticas – estas atuando através das relações particulares estabelecidas pelo organismo com o ambiente no decorrer da vida do indivíduo, selecionando as classes de respostas mais adaptáveis à mutabilidade do ambiente. Vale dizer, portanto, que as histórias filogenéticas, ontogenéticas, e culturais produzem ocomportamento de um indivíduo.

Todos estes fatores determinantes das respostas do indivíduo produzem também alterações nas funções, na forma e no tamanho do sistema nervoso. A evolução propiciou o surgimento de cérebros com uma abundância e variedade de circuitos neurais absolutamente modificáveis pela experiência. Dessa forma, o sistema nervoso, ao interagir com o ambiente, modifica-o e é modificadopor ele. Esta capacidade representa a plasticidade do sistema nervoso, ou seja, a neuroplasticidade, que se faz presente em todas as etapas da ontogenia do indivíduo, inclusive na fase adulta e na velhice.

Comportamento e Plasticidade Neural

Os objetivos principais do estudo do comportamento se baseiam na identificação, descrição e na programação de relações condicionais que estabeleçam econtrolem a probabilidade de classes de comportamento. O acúmulo de dados e procedimentos criado por estes estudos permitiu uma fundamentação experimental e conceitual, cuja abrangência não se limita somente à Psicologia, mas transcende os limites desta enquanto disciplina científica específica e integra-se às áreas de conhecimento de caráter multidisciplinar.

Na atualidade, através dodesenvolvimento e da integração de metodologias e conceitos neurofisiológicos, psicológicos, farmacológicos, bioquímicos, anatômicos e genéticos, surge, assim, a neurociência, cujo princípio básico é que o ambiente físico e social determina a atividade de células neurais, e estas, por sua vez, tem em sua função o fator determinante de um comportamento. Os receptores sensoriais destas células captam osestímulos/informações fornecidos pelo ambiente e os convertem em impulsos elétricos, sendo estes posteriormente analisados pelo sistema nervoso central e utilizados para o controle das respostas motoras, cognitivas e vegetativas, fazendo, dessa forma, com que o organismo atue sobre e modifique esse ambiente.

As evidências apontadas pelo fato de que tanto as ocasiões de mera exposição à estimulaçãoambiental quanto às situações de treinamento sistemático em aprendizagem tem como resultado alterações no comportamento e nos circuitos neurais, estas evidências apontam pra conclusão de que: da mesma forma que um comportamento altera a probabilidade de outros, uma atividade neural altera a probabilidade das funções neurais. Conclui-se, portanto, que as alterações funcionais e morfológicas que ocorremno sistema nervoso, caracterizando a plasticidade neural, são subjacentes aos processos de aprendizagem e de memória. Partindo deste princípio, concluímos que os circuitos neurais de um indivíduo são tão diferenciados e moldados pela interação organismo/ambiente quanto suas respostas comportamentais, fazendo com que cada indivíduo, assim como possui um padrão comportamental único, possua...
tracking img