Neuronios e suas organelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Dendritos (do grego: δένδρον déndron, "árvore") São numerosos prolongamentos dos neurônios que atuam na recepção de estímulos nervosos do ambiente ou de outros neurônios e na transmissão desses para o corpo da célula, ou soma. Os dendritos vão afinalando-se à medida que se ramificam e não possuem complexo de Golgi.
2. Reticulo Endoplasmático Rugoso: O retículo endoplasmático rugoso (RER),também chamado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma (do grego ergozomai, que significa "elaborar", "sintetizar"), é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funçãosecretora. É o caso, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e as células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante.
3. Polirribossomos ou polissomos: Formam-se quando vário ribossomo, antes livre no citoplasma, liga-se a uma molécula de RNAm,sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNAm, ao mesmo tempo. Sempre que houver formação de cadeias polipeptídicas (proteínas) no citoplasma, haverá a formação da estrutura dos polirribossomos. Quando a síntese proteica (tradução do RNA em Proteína) cessa, os ribossomos desligam-se do RNAm e voltam ao estado de ribossomos livres no citoplasma.
4. Ribossomos ouribossomas: São organelas presentes tanto nas células eucarióticas e procarióticas, cuja principal função é a síntese de proteínas e enzimas usadas pela célula. Em ambos casos são formadas no núcleo.
5. Aparelho de Golgi, complexo de Golgi: Dictiossoma, golgiossomo ou complexo golgiense é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. O nome é uma homenagem ao italiano Camilo Golgi,que foi o seu descobridor. É formado por dobras de membranas e vesículas, e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias.
6. Núcleo: Coordena aatividade metabólica da célula
7. Nucléolos: São organoides presente em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr. São corpúsculos arredondados deaspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente. O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese proteica da célula.
8. Membrana plasmática: Membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Elaestabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
9. Microtúbulos: São estruturas proteicas que fazem parte do citoesqueleto nas células. São filamentos com diâmetro de, aproximadamente, 24 nm e comprimentos variados, de vários micrometros até alguns milímetros nos axônios das células nervosas. Microtúbulos sãoformados pela polimerização das proteínas tubulina e almetralopina
10. Mitocôndria: Responsável pela conversão de energia dos alimentos em energia utilizável pelas células na forma de moléculas receptoras de energia como o ATP (adenosina trifosfato).
11. Reticulo Endoplasmático: Atua como centro de síntese de proteínas estruturais, enzimas e neurotransmissores (reiculo endoplasmático...
tracking img