Neurofribomatose

630 palavras 3 páginas
O que é:
A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, é caracterizada pelo crescimento anormal de tecido nervoso mole e carnudo denominado neurofibromas, que ainda não tem cura, mas que pode ser tratada com medicamentos, cirurgia e radioterapia.
Esses tumores surgem na pele e em geral depois da puberdade, entre os dez e os quinze anos de idade.
Tratamento para neurofibromatose
Não existe tratamento específico paraneurofibromatose. Geralmente o tratamento utilizado é direcionado para prevenção e para amenizar os sintomas.
A cirurgia é utilizada para a retirada de tumores localizados em áreas de muito desconforto, como a face por exemplo, porém devido a grande quantidade de tumores, nem sempre a cirurgia se mostra eficaz, além da existência da probabilidade do desenvolvimento de tumores malignos após a cirurgia.
Outro método é o laser com dióxido de carbono, utilizado satisfatoriamente em lesões externas.
O aconselhamento genético é de extrema importância para as famílias com casos de neurofibromatose.
Sintomas da neurofibromatose
Os principais sintomas da neurofibromatose são: * Crescimento de tumoress moles e carnudos na pele; * Curvatura anormal da coluna vertebral; * Deformidades das costelas; * Aumento dos ossos longos; * Deformidades nos ossos do crânio; * Problemas neurológicos; * Compressão da medula espinhal e nervos cranianos; * Tontura; * Cegueira; * Surdez.
Na neurofibromatose os tumores afetam os nervos de todo o corpo, causando um aspecto deformado no indivíduo e problemas neurológicos. O número de tumores varia, mas podem desenvolver-se centenas deles.
O tratamento para neurofibromatose é complicado, mas a cirurgia pode retirar alguns tumores e diminuir o desconforto do paciente. A radioterapia é capaz de diminuir o tamanho dos tumores, mas nem sempre é indicada, depende da evolução da doença.
Consequências da neurofibromatose
Em alguns casos, os tumores causam

Relacionados

  • neurofribomatose
    522 palavras | 3 páginas
  • Graduada em odontologia
    1572 palavras | 7 páginas