Neurofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Nervoso (SN) e o Sistema Endócrino (hormonal) desempenham a maioria das funções de controle do organismo
- O SN controla atividades RÁPIDAS: contração muscular, eventos viscerais que variam rapidamente, velocidade de secreção de algumas glândulas. - O S. Endócrino controla funções metabólicas.
A Unidade Funcional básica do sistema nervoso é o NEURÔNIO. Atuam tipicamente em grandesconjuntos de células associadas entre si (redes ou circuitos) e não isoladamente. Produzem e emitem pequenos sinais elétricos que codificam informações do ambiente interno e externo, além das informações geradas no próprio SN. Esses sinais elétricos são chamados de impulsos nervosos e estes nada mais são do que potenciais de ação que se propagam pela membrana do neurônio. Pode-se afirmar então queneurônios geram e emitem potenciais de ação e através desses potenciais codificam informações específicas.
Apesar de possuírem as mesmas características básicas de outras células, os neurônios podem ser de morfologia bastante variada.

Legenda: Tipos básicos de neurônios – Bipolar (interneurônio); Unipolar (n. sensorial); Multipolar (n. motor); Célula Piramidal
Nos circuitos neurais os neurôniosrecebem informações vindas de outros neurônios aos quais está associado através de ramificações do corpo celular chamadas dendritos. Um grande número de dendritos permite que o neurônio receba uma vasta variedade de informações vindas de células diferentes. Um dos prolongamentos do corpo celular é mais longo e fino, com poucas ramificações a não ser na sua extremidade (terminal nervoso). Esse é oaxônio também chamado de fibra nervosa. Cada neurônio tem um único axônio e é por ele que o neurônio envia informações para outras células.
A região de contato do terminal nervoso de um neurônio com os dendritos ou corpo (raramente com axônios) de outros neurônios é chamada de sinapse e é fundamental para o processamento da informação no SN. Entretanto, usaremos o termo sinapse como sinônimo de“processo fisiológico de transmissão do impulso nervoso de um neurônio para uma outra célula”.
Ao analisar-se o SN de um vertebrado a olho nu notam-se partes dentro do crânio e da coluna vertebral e partes distribuídas por todo o organismo. As porções que ficam no crânio e coluna formam o Sistema Nervoso Central (SNC) e as demais formam o Sistema Nervoso Periférico (SNP).
SISTEMA NERVOSOPERIFÉRICO (SNP): A maior parte das células nervosas encontra-se no
SNC e o SNP contém menos células, mas possui um grande número de prolongamentos (fibras nervosas) agrupados em filetes chamados nervos. Os nervos são os principais componentes do SNP e uma de suas extremidades termina em um órgão e a outra está inserida no SNC, servindo como conexão entre os SNC e os órgãos. A organização morfológica doSNP é complexa e característica de cada espécie.
Fisiologia e Biofísica Profa. Juliana do Valle
Didaticamente podemos subdividir o SNP em dois: a DIVISÃO SENSORIAL e a DIVISÃO MOTORA. A divisão sensorial é a porção do SNP encarregada de captar informações em diferentes partes do ambiente interno e externo ao organismo e enviálas o SNC, onde serão processadas. Tais informações são captadas porneurônios especiais denominados receptores sensoriais. Os receptores sensoriais captam sinais diferentes, transformam em impulso nervoso e enviam a informação, agora codificada, para o SNC. Como nas fibras nervosas da divisão sensorial a informação trafega da periferia (diferentes partes do organismo) em direção ao SNC elas são chamadas de vias aferentes.

A divisão motora é a parte do SNP que coletainformações já processadas pelo SNC e as envia para diferentes partes do organismo para que o ‘controle’ sobre os órgãos/sistemas e a manutenção da homeostasia sejam possíveis. As partes do organismo que recebem e executam um a ‘ordem’ dada pelo SNC (conduzida pela divisão motora) são chamadas de efetores. Os efetores podem ser células musculares (cardíacas, esqueléticas ou lisas) ou...
tracking img