Neurofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROFISIOLOGIA I
1.O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares. Quais são e quais suas respectivas funções?

2.Em caso de dano ao SN (sistema nervoso), quais destes dois tipos de células poderão ser "recuperadas" por mitose?

3.A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas. Quais são elas e quais suas respectivas funções?
Para ajudar aresponder esta questão preencha as lacunas abaixo, utilizando as seguintes palavras: dendritos, corpo, axônio.
O _________ do neurônio é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais, bem como pela maioria dos processos de degradação e renovação de constituintes celulares. Além disso, o __________ do neurônio é, como os dendritos, local de recepção deestímulos, através de contatos sinápticos.
Os ____________ ramificam-se profusamente, à maneira de galhos de uma árvore, em ângulo agudo, originando ramos de menor diâmetro. São especializados em receber estímulos, traduzindo-os em alterações do potencial de repouso da membrana. Tais alterações envolvem entrada ou saída de determinados íons e podem expressar-se por pequena despolarização (o que éisto?) ou hiperpolarização (e isto?).
A grande maioria dos neurônios possui um único ______________ que se origina de uma região denominada cone de implantação. Sua forma é cilíndrica e, ao se ramificar, origina colaterais de mesmo tamanho. O _____________ é capaz de gerar, em seu segmento inicial, potenciais de ação (ou impulso nervoso) e conduzí-los até sua porção terminal onde encontramosdilatações (botões sinápticos). No interior dos botões sinápticos encontramos uma grande quantidade de vesículas onde estão armazenadas substâncias químicas que são utilizadas para transmitir informações do neurônio para outra célula. Quando os potenciais de ação alcançam o botão terminal liberam a substância mensageira que, ao se difundir até a membrana da célula seguinte, influencia a atividadedesta.

4.Os distúrbios elétricos (despolarizações e hiperpolarizações) locais[1] de pequena amplitude (100(V a 10mV) que ocorrem na membrana dos dendritos e do corpo celular dos neurônios são denominados potenciais ____________ ou eletrotônicos.

5.A despolarização de grande amplitude (70 a 110mV) da membrana, do tipo "tudo ou nada" [2], capaz de propagar-se por longas distâncias (e.g.: do dedo dopé até os núcleos grácil e cuneiforme do bulbo) é denominada potencial de ________ ou impulso _______.

Vamos explicar melhor o que vem a ser o potencial de membrana de repouso:

Nos neurônios, como em todas as células do organismo, podemos detectar uma diferença de potencial elétrico[3] (ddp) entre o líquido intracelular (que está no interior da célula) e o líquido extracelular (quecircunda as células), tendo no líquido intracelular um excesso de cargas negativas com relação ao extracelular[4]. Esta ddp é conseqüência da distribuição desigual de íons entre os dois líquidos e das diferenças na permeabilidade da membrana para cada um deles. No intracelular nós encontramos K+ (potássio) e ânions orgânicos numa concentração bem maior do que aquela que existe no líquido extracelular.Com relação ao Na+ e ao Cl-, encontramos o inverso: maior concentração destes íons no líquido extracelular. Assim, K+ (potássio) e ânions orgânicos tendem a se difundir para fora da célula, enquanto Na+ e ao Cl- tendem a se difundir para dentro, com o objetivo de eliminar as diferenças de concentração. Entretanto, estes íons não atravessam a membrana com a mesma velocidade devido às diferenças depermeabilidade da membrana. O K+ atravessa a membrana mais rapidamente que o Na+ e, desta forma, o fluxo de saída de cargas positivas (representado pelo movimento dos íons potássio - K+ ) é maior que o fluxo de entrada de cargas positivas (representado pelo movimento dos íons sódio - Na+), o que determina um excesso de cargas negativas dentro da célula e um excesso correspondente de cargas...
tracking img