Neurociencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MORFOLOGIA DO DIENCÉFALO E TELENCÉFALO

Introdução
Durante a evolução do ser vivo, os primeiros neurônios surgiram na superfície externa do organismo, tendo em vista que a função primordial do sistema nervoso é de relacionar o animal com o ambiente. Dos três folhetos embrionários o ectoderma é aquele que está em contato com o meio externo do organismo e é deste folheto que se origina o sistemanervoso.
* O sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural; e a medula é localizada dentro do canal vertebral. O encéfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo temoscérebro, cerebelo e tronco encefálico. (colocar aspas e identificar a bibliografia sic)

CÉREBRO
O Cérebro é o centro da maioria das atividades conscientes e inteligentes e é composto pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, unidos pelo corpo caloso. Cada Hemisfério é constituído por uma camada de substancia branca e outra cinzenta, córtex cerebral, constituídas por axônios queinterligam os neurônios.
Morfologicamente, o diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo, em condições originárias.
O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana.
O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo,epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo.
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do III ventrículo.
O III ventrículo (cavidade do diencéfalo) é uma estreita fenda também ímpar e mediana, que se comunica com o IV ventrículo pelo arqueduto (verificar se é arqueduto ou aqueduto) cerebrale com os ventrículos laterais pelos respectivos forames (aberturas para passagens de vasos e nervos) interventriculares.
Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios.
Os hemisférios possuemcavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares.

MORFOLOGIA DO DIENCÉFALO
O Diencéfalo é a porção intermediária entre o telencéfalo e o tronco encefálico, sendo formado, principalmente, pelos tálamos e pelo hipotálamo.

Os tálamos são grupos de núcleos, (agrupamentos de corpos celulares localizados no interior doneuro eixo) por onde passa toda uma gama de informações que chegam ao Telencéfalo ou que dele parte, fundamentalmente. Possui o formato ovóide, de duas maças volumosas de substancia cinzenta, dispostas uma de cada lado na porção latero-dorsal do Diencéfalo. A face lateral do tálamo é separada do Telencéfalo pela cápsula interna, compacto feixe de fibras que liga o córtex cerebral á centros nervosossubcorticais. A função dos Tálamos é processar as informações que chegam ao sistema nervoso central.
O Hipotálamo, de localização mais ventral, é uma área relativamente pequena do Diencéfalo, situada abaixo do Tálamo e é formado por diversos agrupamentos de núcleos cinzentos, estando a ele relacionadas várias funções neurais e endócrinas (glandulares, hormonais, em especial ao controle dasfunções vegetativas mantenedoras da vida, como a regulação da ingestão de alimentos, do impulso sexual, temperatura corporal, ritmos biológicos, sistema nervoso autônomo, etc.)
Ainda são estruturas pertinentes ao Diencéfalo:
* Epitálamo – Limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo. Seu elemento mais evidente é a glândula pineal, ou...
tracking img