Neurociencias - substancia branca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA UNIBAN
PSICOLOGIA
NEUROCIÊNCIAS

BIANCA PEREIRA ALENCAR RA: 3708612859
ERIKA DE SOUZA VASQUES RA: 4487880723
IZADORA FERNANDA DA SILVA LIMA RA: 4412865098
TAMIRES OLIVEIRA CASSONI RA: 3729679384
THALITA RÉGIS VASCONCELOS RA: 4412811858
VERONICA MORAIS DE OLIVEIRA RA: 4200051138

SUBSTÂNCIA BRANCA

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
BIANCA PEREIRA ALENCAR RA:3708612859
ERIKA DE SOUZA VASQUES RA: 4487880723
IZADORA FERNANDA DA SILVA LIMA RA: 4412865098
TAMIRES OLIVEIRA CASSONI RA: 3729679384
THALITA RÉGIS VASCONCELOS RA: 4412811858
VERONICA MORAIS DE OLIVEIRA RA: 4200051138

SUBSTÂNCIA BRANCA

Seminário
apresentada à Anhanguera Uniban como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Psicologia.

Orientador: Débora Aparecida CastilhoSÃO BERNARDO DO CAMPO
2012

Introdução

Neste trabalho iremos estudar sobre a substância branca, que é um dos principais componentes sólidos do sistema nervoso central e consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos. A substância branca se localiza  mais abaixo, ao nível do tronco encefálico e é composta de pacotes de processos de células nervosas mielinadas (ouaxônios), os quais  conectam diversas áreas de substância cinzenta (os locais dos corpos celulares nervosos) do cérebro umas às outras e mandam impulsos nervosos entre neurônios. A mielina age como um isolante, aumentando a velocidade de transmissão de todos sinais nervosos.

Principais componentes

A substância branca é um dos dois principais componentes sólidos do sistema nervoso central. Nocérebro, se localiza abaixo da substância cinzenta, e é rica em axônios.

Surgimento

A substância branca demorou a ser descoberta e estuda pelo motivo da dificuldade de ser vista e estuda em dissecações. Por este motivo que ela só poder ser estuda no século XIX com o surgimento da dissecação virtual o que possibilita o uso de peças vivas.

Substância branca na medula espinhal

A substânciabranca (substância Alba em Latim) é um dos dois principais componentes sólidos do sistema nervoso central e consistem principalmente de células gliais e axônios mielíticos, os quais transmitem sinais de uma região do grande cérebro à outra e entre o grande cérebro e centros cerebrais inferiores. O tecido da substância branca de um corte do cérebro ainda fresco aparece de cor branca rosada ao olho nuporque a mielina é composta largamente de tecido lipídico com veias capilares. Sua cor branca é devido à sua preservação típica de formaldeído. Um homem de 20 anos de idade tem por volta de 176.000 km de axônios mielíticos em seu cérebro.

O outro principal componente do cérebro é a substância cinzenta (praticamente rosada devido aos capilares sanguíneos). Um terceiro componente encontrado nocérebro, o qual aparece mais escuro devido aos altos níveis de melanina nos neurônios dopaminérgicos, é a substância negra.
A substância branca, por muito tempo pensado ser tecida passiva, ativamente afeta como o cérebro aprende e disfunciona. Enquanto a substância cinzenta (composta de neurônios) é primeiramente relacionada com processamento e cognição, a substância branca (composta de axôniosmielíticos) modula a distribuição de ações potenciais, agindo como um relé e coordenando a comunicação entre diferentes regiões cerebrais.

Grande escala

A substância branca é composta de pacotes de processos de células nervosas mielinadas (ou axônios), os quais conectam diversas áreas de substância cinzenta (os locais dos corpos celulares nervosos) do cérebro umas às outras e mandam impulsosnervosos entre neurônios. A mielina age como um isolante, aumentando a velocidade de transmissão de todos os sinais nervosos.
O número total de fibras longas dentro dum hemisfério cerebral é de 2% do número total de fibras cortico corticais e é aproximadamente o mesmo número daquelas que se comunicam entre os dois hemisférios no corpo caloso. Schüz e Braitenberg notam que "Grosso modo, o...
tracking img