Neurociencia, memoria e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A antiga preocupação em entender a mente




Há milhares de anos, as bases do comportamento e cognição humanos são fontes de estudo. A afirmativa “[...] até mesmo nossos ancestrais pré-históricos compreendiam que o encéfalo era essencial para a vida”, citada por BEAR, M et al, reflete a importância da busca pela sede dos nossos desejos, ações, aprendizados. Civilizações antigas,como egípcios, maias, astecas, assírios, chineses entre outros, cientistas e filósofos especulavam a respeito da mente humana a de sua relação com o corpo.

Estudos demonstram que ate o século XIX, importantes teorias sobre a mente e a consciência que a mente e a consciência consideravam que elas são a manifestação de espíritos atuando através do cérebro (Lent, 2010). No entanto, osegípcios foram os primeiros povos a correlacionarem a mente, o cérebro e o sistema nervoso com alterações do comportamento, causados por doenças, dando início ao entendimento do sistema nervoso central. No século lll a.C, filósofos gregos iniciaram uma especulação referente ao relacionamento entre mente e corpo. Os primeiros a realizarem tal especulação foram os filósofos, Alcmeon e Demócrito, queafirmavam que a mente estava localizada no cérebro.

Uma grande pergunta que motivou essa especulação foi o questionamento sobre a localização da mente humana, “onde esta a mente?”. Os povos das civilizações antigas já tinham a ideia de que a mente, o espírito e os males do espírito localizavam-se dentro do crânio, numa substância gelatinosa denominada cérebro. Tais povos utilizavam atrepanação, método através do qual o osso do crânio era perfurado com facas e brocas, por motivos religiosos ou para fins curativos, pois criam que através desses buracos cranianos os espíritos malignos escapavam, além de buscarem curas para enfermidades físicas.



1. - Primeiros esboços do que seria a Neurociência




Ao longo dos anos a busca pelas origens do pensamento,linguagem, afetos, ações mudaram de perspectivas. O primeiro local pensado era o coração, o qual para os egípcios era a sede do espírito e das memórias. Em seguida, vieram outros eruditos como Hipócrates, Aristóteles, Galeno, Charles Darwin, Galvani, Broca, Franz Gall, no estudo das produções anatômicas do corpo humano. Destes, alguns eram médicos, filósofos, cientistas, o que mostra a diversidade deolhares sobre o mesmo assunto.

É a partir do período renascentista que a visão espiritual e filosófica, no que se refere ao estudo da mente humana começa a mudar. A era cientifica inaugurou-se com a descoberta de que os nervos funcionam com o princípio de eletricidade, o que foi chamado eletricidade animal, descoberto no final do século XVlll.

Mesmo este estudo tendo se iniciadona origem das primeiras civilizações – como, por exemplo, nos registros pré-históricos dos hominídios, há cerca de 7000 anos atrás-, a definição formal deste estudo como neurociência somente se deu no século XX, mais precisamente no final dos anos 70.




1.2- Neurociência




Chamar esse ramo científico, Neurociência, no singular não seria a forma mais correta. SegundoLent[1]: “O que chamamos simplificadamente de Neurociência é na verdade Neurociências” (Lent, 2010), uma vez que abarcam um conjunto de disciplinas que se interligam e buscam, pelos mais variados métodos, estudar o sistema nervoso e a relação entre o sistema nervoso e as funções cerebrais e mentais.

Ainda hoje, o estudo das Neurociências se dá por diversas áreas do conhecimento. Ao contráriodo que se pensa, os neurocientistas não são somente médicos. Existem muitos cientistas nas áreas da biologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, pedagogia e ainda em outras áreas que lidam com o comportamento e cognição, que têm-se interessado pelo sistema nervoso e suas particularidades[2]. Em especial, os educadores e pedagogos estão interessados em saber “como o sistema nervoso exerce a...
tracking img