Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diencéfalo
O diencéfalo compreende as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, eptálamo e subtálamo, todas em relação ao terceiro ventrículo.
III VENTRÍCULO
A cavidade do diencéfalo é umaestrutura finda impar que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais, os mesmos permitem a articulação do liquor. Existe então a presença de uma depressão,o sulco hipotalâmico que se estende do aqueduto cerebral, que separa o tálamo do hipotálamo. Unindo os dois tálamos, observa-se frequentemente a aderência intertalâmica.
Quiasma óptico
Aparede posterior do ventrículo, é muito pequeno, é formado pelo hipotálamo que se localiza acima do sulco hipotalâmico. Na parede alta das paredes laterais de cada ventrículo há um feixe de fibrasnervosas, onde se insere a tela coroide em baixo dela tem os plexos coroides.
Tálamo
Os tálamos são duas massas volumosas de substâncias cinzentas, de forma ovóide. Tubérculo anterior dotálamo. Situado no diencéfalo, é constituído por duas grandes massas ovoides do tecido nervoso com uma extremidade anterior pontuda o tubérculo anterior do tálamo. Os dois ovoides talâmicos estãounidos pela aderência intertalamica. Corpos geniculados, lateral e o medular. Lamina medular externa e interna.
NUCLEO DO TALAMO
Cinco grupos podem se dividir em anterior, posterior, mediano,medial e lateral.
Grupo anterior
Função: parte do sistema liquido. Relacionam-se com o comportamento emocional.
Grupo posterior responsável pela via auditiva e visão (ventral anterior eventral lateral)
Grupo Lateral: motricidade somática, fibras que se projetam para as áreas motoras do cortéx cerebral, também transporta no núcleo informações de dor, tato e pressão, issorelacionado aos tratos espino talâmicos, na sua face póstero medial faz parte da sensibilidade e fibras gustativas.
Grupo mediano: funções viscerais
Grupo medial: memória e expressão comportamental
tracking img