Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE PSICOLOGIA – 1º PERÍODO – MANHÃ
ORIENTADOR: LUIZ ROBERTO
NEUROANATOMIA


ÁREAS ENCEFÁLICAS RELACIONADAS ÀS EMOÇÕES

Introdução.........................................................................................................04Desenvolvimento...............................................................................................05
Conclusão.........................................................................................................16

3. INTRODUÇÃO
Uma das funções do sistema nervoso é controlar os níveis de atividades nas diferentes partes do encéfalo e as bases dos impulsos motivacionais, principalmente o controle do processo de aprendizagem, sensações de prazer ou de punição. Essas funçõessão realizadas em grande parte pelas regiões basais do cérebro, que deriva do Sistema Límbico.
Há bastante tempo acreditava-se que os fenômenos emocionais ocorriam em toda a parte do cérebro, hoje após os experimentos de Hess,foi possível comprovar que as áreas relacionadas com os processos emocionais ocupam territórios bastante grandes do encéfalo, destacando-se entre elas ohipotálamo, a área pré-frontal e o sistema límbico. A maior parte dessas áreas está associada com a motivação primária, que é o estado de necessidade ou desejo de sobrevivência, como fome, sede e sexo. Em contrapartida, as áreas encefálicas ligadas ao comportamento emocional também controlam o sistema nervoso autônomo, o que é de fácil entendimento, em vista da importância da participação desse sistema naexpressão das emoções.

4. DESENVOLVIMENTO

Áreas encefálicas relacionadas às emoções:
* Tronco encefálico
* Hipotálamo
* Tálamo
* Área pré-frontal
* Sistema Límbico

* Tronco Encefálico
Localizado entre a medula e o diencéfalo, anteriormente ao cerebelo, o tronco encefálico tem sua região situada por vários núcleos de nervos cranianos, viscerais ou somáticos, além decentros viscerais como o centro respiratório e o vasomotor. A ativação destas estruturas por impulsos nervosos de origem telencefálica ou diencefálica ocorre nos estados emocionais, o que resulta em várias manifestações que acompanham a emoção, como o choro, o riso, as alterações fisionômicas, a sudorese (produção e eliminação de suor), a salivação, o aumento do ritmo cardíaco, etc. Além disto,as diversas vias descendentes que atravessam ou se originam no tronco encefálico vão ativar os neurônios medulares, permitindo aquelas manifestações periféricas dos fenômenos emocionais que se fazem por nervos espinhais ou pelos sistemas simpático e parassimpático sacral. Portanto, o papel do tronco encefálico é principalmente de efetuador, agindo de forma básica na expressão das emoções.
        É importante lembrar também que no tronco encefálico origina-se a maioria das fibras nervosas monoaminérgicas do sistema nervoso central, enfatizando-se aquelas que constituem as vias serotoninérgicas, noradrenérgicas e dopaminérgicas. Estas vias projetam-se para o diencéfalo e telencéfalo e assim, exercem ação moduladora sobre os neurônios e circuitos nervosos existentes nas principais áreasencefálicas relacionadas com o comportamento emocional. É especialmente importante a via dopaminérgica mesolímbica, que se projeta especificamente para áreas altamente relevantes à regulação dos fenômenos emocionais, como o sistema límbico e a área pré-frontal. Embora os centros encefálicos mais importantes para a regulação das emoções não estejam no tronco encefálico, estes centros sofreminfluência de neurônios nele localizados, através das vias monoaminérgicas que aí se originam.

* Hipotálamo

O hipotálamo é uma estrutura que se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. Os corpos mamilares, túber cinéreo, infundíbulo e quiasma óptico são estruturas do hipotálamo.

Ele representa uma pequena parte da massa cerebral, é uma das...
tracking img