Neuroanatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROANATOMIA SISTEMA NERVOSO CENTRAL


CONCEITO E DEFINIÇÕES

As funções orgânicas, bem como a integração do homem ao meio ambiente, estão na dependência de um sistema especial denominado SISTEMA NERVOSO. Complexo e mais organizado dos vários sistemas do corpo humano. Este sistema controla e coordenam as funções de todo os sistemas do organismo e ainda, recebendo estímulos aplicadosa superfície do corpo, é capaz de interpretá-los e desencadear, eventualmente, respostas a estes estímulos. Assim muitas funções do sistema nervoso central dependem da vontade (caminhar, por exemplo, é um ato voluntario) e muitas outras ocorrem sem que delas tenhamos consciência (a secreção da saliva, ocorre independente da nossa vontade) Seu máximo desenvolvimento é alcançado no homem, poisnesta espécie, o sistema nervoso central responde também por fenômenos psíquicos altamente elaborados.

FUNÇÕES
Sua principal função é integrar os vários processos fisiológicos, reacionais e adaptacionais do organismo com o meio.
Assim muitas funções do sistema nervoso central dependem da vontade (caminhar, por exemplo, é um ato voluntario) e muitas outras ocorrem sem que delas tenhamosconsciência (a secreção da saliva, ocorre independente da nossa vontade) Seu máximo desenvolvimento é alcançado no homem, pois nesta espécie, o sistema nervoso central responde também por fenômenos psíquicos altamente elaborados.

DIVISÃO E ESTRUTURAS

Duas partes fundamentais: SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O sistema nervoso central é uma porção de recepção de estímulos, decomando e desencadeadora de respostas. O SNC está constituído de estruturas que se localizam no esqueleto axial (coluna vertebral e crânio). O telencéfalo e o diencéfalo originam o cérebro, sendo que são chamados hemisférios cerebrais são de origem telencefalica. O mesencéfalo permanece, com a mesma denominação, como uma parte do snc. O metencéfalo origina o cerebelo e a ponte. O mielencéfalo obulbo. O restante do tubo neural primitivo origina a medula primitiva e esta a medula espinhal, contém fibras motoras e sensitivas.
Faz parte do sistema nervoso periférico, as terminações nervosas, gânglios e nervos.
As terminações nervosas existem nas extremidades de fibras sensitivas e motoras. Quando os receptores sensitivos são estimulados originam impulsos nervosos que caminham pelasfibras em direção ao snc.
Gânglios são dilatações constantes no corpo do neurônio. São 12 pares de nervos cranianos que fazem conexão com o encéfalo, a maioria deles (10) origina-se no tronco encefálico alem do seu nome os nervos cranianos são também denominados por nueros em seqüência crânio-caudal, são eles: olfatório, óptico, oculomotor, troclear, trigêmeo, abducente, facial, vestíbulo-coclear,glossofaríngeo, vago, acessório, hipoglosso.
Os 31 pares de nervos espinhais mantêm conexão com a medula e abandona a coluna vertebral através de forames intervertebrais.

PAOLOGIAS QUE ACOMETEM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Acidente Vascular Cerebral (AVC.


É um distúrbio grave do sistema nervoso. Podem ser causados tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área docérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Os neurônios alimentados pela artéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesão neurológica irreversível. A porcentagem de óbitos entre as pessoas atingidas por AVC é de 20 a 30% e, dos sobreviventes, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala.

Algum dos fatores que predispõem ao AVC são a hipertensãoarterial, a taxa elevada de colesterol no sangue, a obesidade, o diabete melito, o uso de pílulas anticoncepcionais e o hábito de fumar.

Ataques Epiléticos

Epilepsia não é um doença e sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clínicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter causas diversas, tais como anomalias congênitas, doenças...
tracking img