Neuroanatomia das emoções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho se propõe a tratar sobre as principais emoções humanas discorrendo sobre as possíveis causas e conseqüências dessas emoções na vida e no comportamento dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é apresentar os aspectos neurobiológicos das emoções e correlacioná-lo ao comportamento psicossocial dos seres humanos.
O prazer, a alegria, a tristeza, omedo, a raiva, a calma, a hostilidade, a depressão, entre outras emoções contribuem para a riqueza de nossa vida pessoal e conferem paixão e caráter às nossas ações. Não há, até o momento, definição científica precisa para o termo emoção. Coloquialmente, refere-se a sentimentos e o modo como eles são expressos tanto em nosso comportamento quanto nas respostas de nosso corpo. A percepção e a açãodecorrentes de um estado emocional são guiadas pôr circuitos neuronais distintos dentro do cérebro.
Há, provavelmente, no córtex cerebral um local responsável pela representação consciente das emoções. Ao mesmo tempo, as emoções são acompanhadas de respostas autonômicas, endócrinas e motoras esqueléticas que necessitam do comando de porções sub-corticais do sistema nervoso como a amígdala, ohipotálamo e o tronco cerebral. Essas respostas periféricas são importantes, pois preparam o corpo para a ação e comunica os estados emocionais a outras pessoas.
TEORIA DA EMOÇÃO

As emoções referem-se a sensações subjetivas que ocorrem em resposta imediata a estímulos externos que envolvem avaliação subjetiva, processos fisiológicos e crenças cognitivas.
No século XIX,cientistas como Darwin e Freud, consideraram o papel do encéfalo na expressão das emoções, onde eram observadas as expressões das experiências emocionais dos animais e humanos. O psicólogo americano William James em 1984, propôs que a emoção era a resposta das alterações fisiológicas em nosso organismo, essa teoria foi contestada por Cannon – Bard, em 1987 que criticou de modo persuasivo a teoriade James; propondo que a experiência emocional pode ocorrer independente de uma expressão emocional; onde as emoções podem ser experimentadas mesmo quando não sentimos as mudanças fisiológicas acontecerem. Trabalhos subseqüentes demonstram que as teorias propostas desde os tempos de James, Lange, Canon e Bard, tem seus méritos, pois na predição da teoria de Cannon, apesar de o medo e a raiva teremrespostas diferentes estão associados por ter respostas fisiológicas distinguíveis, apesar de ativarem o Sistema Neurovegetativo (SNV). Em estudos com homens adultos com lesão na medula, encontrou diminuições relatadas nas experiências emocionais, esse resultado pode ser utilizado para reviver a teoria de James (BEAR, 2002).

SISTEMA LÍMBICO
O sistema límbico é formado por estruturaspertencentes à região cortical e subcortical, por alguns núcleos nervosos e por conexões nervosas que interligam as estruturas; repetindo as mesmas funções hipotalâmicas com a diferença de as mesmas serem mais elaboradas e, sofrerem ação do neocórtex. O neurologista francês Paul Broca, publicou um artigo no ano de 1878, onde designou que a coleção de áreas corticais encontradas na superfície medial docérebro, como sendo sistema límbico, pois formam uma borda ao redor do tronco encefálico. Segundo o autor Bear (2002, p. 584) “de acordo com essa definição o lobo límbico consiste do córtex ao redor do corpo caloso, principalmente no giro cingulado, e o córtex na superfície medial do lobo temporal, incluindo o hipocampo.” 

CIRCUITO PAPEZ
Descrito por James Papez em 1937, o circuito éuma das principais vias do sistema límbico, e está intimamente envolvido no controle cortical das emoções. O circuito de Papez desempenha um importante papel no armazenamento da memória. Papez descobriu tal circuito injetando o vírus da raiva no hipocampo de um gato, acompanhando a sua posterior progressão pelo cérebro. 
No circuito de Papez, o hipotálamo governa a expressão...
tracking img