Netiqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NETIQUETA

RESUMO

O presente trabalho visa contribuir para a expansão do conhecimento sobre as regras e normas de conduta para uma boa convivência no ambiente virtual, regras essas chamadas de Netiqueta. Serão apresentadas algumas regras universais para o uso da internet, considerando que cada dia mais pessoas tem acesso a esse meio. Conhecendo melhor a Netiqueta, os indivíduos poderãofazer um melhor uso dessa ferramenta.
Palavras - Chave: Internet, Netiqueta;

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................................01
NETIQUETA ......................................................................................................................02
1. Conceito.............................................................................................................02
2. Regras Para Uma Navegação Saudável ..........................................................03
CONCLUSÃO ....................................................................................................................05
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................................................06

INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe-se a relatar o que é Netiqueta, a descrição de algumas regras e sua importância, visto que hoje com a globalização a internet é a ferramenta onde todos se comunicam, trocam idéias, aprendem, se divertem, sendo esta usada por indivíduos de todas as idades.
O intuito é informar ao leitor como proceder diante do mundovirtual, para que o mesmo não tenha posteriores problemas virtuais e até reais. Serão apresentadas algumas regras básicas de convívio na internet, que aliada ao bom senso resultarão numa navegação sem conseqüências negativas.
Iniciaremos com uma breve histórico e o conceito de Netiqueta. Seguido das regras mais comumente usadas pelos internautas.

NETIQUETA

1. Conceito

Desdeos primórdios, para uma boa convivência, os seres humanos se guiavam por normas e regras básicas de convívio. Hoje não é diferente, desde o nascimento os seres são educados de acordo com as normas estabelecidas pela cultura de que faz parte, aprendo seus direito e deveres, para uma convivência social pacífica.
A tecnologia e a globalização proporcionam hoje para as pessoas uma ferramentaonde é possível viajar pelo mundo sem sair de casa, aprender sobre outras culturas, outras línguas, conhecer pessoas, é a grandiosa Internet, num clique tudo pode acontecer.
A Internet é hoje a maior forma de comunicação já existente, assim, todo indivíduo que passa a utilizar essa ferramenta de comunicação e pesquisa, deve seguir as normas de conduta para boa convivência, assim criou-se aNetiqueta, conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários na rede, em qualquer situação, lista de bate papos, e-mail, comunidades, grupos e toda e qualquer comunicação realizada no mundo virtual.
Não se pode confundir Netiqueta com regras de boas maneiras para ser mais chique ou esnobe, jáque estas nada mais são do que maneiras de parecer ser alguém mais importante do que os outros. O objetivo proposto é o de assegurar um ambiente sadio onde todos possam conviver bem.
Essas normas e regras são baseadas no bom senso, são não oficiais e são repassadas por sites, e-mails, de internauta para internauta. O mais próximo do “oficial” sobre a Netiqueta encontra-se emhttp://www.faqs.org/rfcs/rfc1855.html (RFC1855). A partir desse site muitos criaram suas próprias regras de conduta na internet.

2. Regras para uma navegação saudável

Algumas regras são válidas em qualquer ambiente e situação virtual. Seguem abaixo as principais e mais comumente usadas no mundo virtual:

• Seja educado ao iniciar uma conversa, sempre cumprimente as pessoas quando iniciar...
tracking img