Netiqueta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O mundo contemporâneo disponibiliza através das Tecnologias da Informação como a internet e através dela uma globalização das informações, culturas e entretenimentos que transformou a dinâmica das sociedades diversas em comunidades distintas entre si, mas integrantes de um mesmo sistema operacional de comunicação, o computador e as redes de comunicação.
Através delas as pessoas secomunicam, trocam informações, conhecimentos e opiniões numa vasta gama de assuntos, interesses e conveniências que nem sempre correspondem a verdade, a dignidade ou a moral e a ética.
Ao abordarmos a grandeza e abrangência dos sistemas de comunicação hoje estabelecidos pelo mundo, não deixamos de esbarrar nos aportes negativos que muitos promovem para aqueles que não dominam com discernimento esensatez todas as oportunidades que elas promovem.
Neste contexto, surge a demanda de um sistema de regras devidamente normatizadas, divulgadas e fiscalizadas para a utilização consciente, eficaz e positiva de todos os recursos disponíveis para a interação, participação e aquisição do conhecimento disponível em nível mundial.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Sociedade da Informação é um Programacriado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-CCT, que visa o apoio, criação e desenvolvimento em âmbito Nacional de projetos estratégicos para a utilização de serviços avançados de computação, comunicação e informação na sociedade incentivando a pesquisa e a educação e certificando à economia brasileira condições de competitividade mundial.
Através de Programas como o “Avança Brasil” queangariou recursos de todas as fontes para a implantação da Rede Nacional de Pesquisas e Internet, produção e exportação de softwares, aplicações de processamento de alto desempenho, desenvolvimento de componentes eletrônicos e microestruturas, inovações no setor de telecomunicações, sistemas de bibliotecas digitais, incentivos fiscais e estudos dos impactos das tecnologias da informação na sociedade,a Sociedade da Informação articula com uma gama cada vez maior de comunidades acadêmicas e empresariais para a possibilidade de assegurar à sociedade brasileira um ambiente tecnológico digno dos países mais desenvolvidos.

TECNOLOGIAS MODERNAS

Há muito a sociedade vem sendo influenciada sistematicamente por criações e descobertas colocando a disposição técnicas e tecnologias que promovemnovos parâmetros para as condutas comportamentais dos seres humanos.
Desde o simples iluminar através da lâmpada elétrica e dos televisores e seus magníficos controles remotos até as mais altas tecnologias desenvolvidas e manipuladas em função da humanidade no espaço sideral ou em laboratórios mirabolantes, as tecnologias modernas estão presentes cada vez mais complexas e poderosas no cotidiano dasociedade da informação.
Hoje, computadores, telefones celulares, e diversos players, acionam nossos movimentos, pensamentos, desejos e emoções sem nos darmos conta de sua importância e intensidade.

A INTERNET E A ETICA

Saída do âmbito dos laboratórios de pesquisa e das grandes universidades dos países desenvolvidos, a Internet revoluciona a Sociedade da Informação trazendo para o cotidianouma inestimável interação entre povos, culturas, informações e conhecimentos.
Com crescimento expressivo e inesgotável, atingiu a marca de quase cem milhões de usuários na virada do século.
Neste contexto era de se esperar que numa revolução de informação surgisse a questão do ético e o não ético. Questões como a que ponto e em que circunstâncias o uso pessoal, comercial, educacional e evolutivoda internet seria positivo, produtivo e admitido em situações respectivas. As dimensões éticas que envolvem o uso da Internet compreendem a mesma extensão de suas possibilidades e envolve o mesmo numero de pessoas quanto seus usuários, tornando-se uma questão pungente e controvertida, mas de intenso valor.
Segundo Helio Teixeira Leite, em sua obra Tecnologia da Informação e Ética: elemento de...
tracking img